Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vida Consagrada é "um dos maiores tesouros da Igreja"

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, António Augusto Azevedo, considera que "a Vida Consagrada é um dos maiores tesouros da vida da Igreja".

Vida Consagrada é "um dos maiores tesouros da Igreja"
Notícias ao Minuto

12:00 - 21/01/20 por Lusa

País Igreja

Em mensagem a propósito da Semana do Consagrado, que se assinala entre 26 de janeiro e 02 de fevereiro, subordinada ao tema "Consagrados para Evangelizar", o também bispo de Vila Real alerta que este lema "aponta para a principal razão de ser de cada Instituto, Congregação ou Sociedade de Vida Apostólica".

"A Igreja, na sua pluralidade de expressões, existe para evangelizar na fidelidade ao mandato de Jesus Cristo", escreve o prelado, para quem, "esta prioridade da vida da Igreja, para ser concretizada de modo eficaz, precisa de se revestir de alegria e de novidade".

Segundo o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, "as várias formas de Vida Consagrada têm um contributo específico e decisivo a dar neste processo evangelizador", pois "a missão evangelizadora de cada consagrado, assumida segundo o projeto da própria congregação ou instituto e em diálogo e comunhão com outras realidades eclesiais, é verdadeiramente profética".

"Ela assenta no testemunho de uma vida centrada em Deus, confirmada na radicalidade do seguimento de Jesus e no serviço à Igreja. O próprio estilo de vida comunitário e a vivência da pobreza, castidade e obediência são sinais proféticos que interpelam o mundo e disponibilizam para a missão", acrescenta, alertando que, "no nosso tempo é necessário o discernimento para perceber o que Deus pede a cada pessoa e instituição".

O tema "Consagrados para Evangelizar" vai estar também em destaque na XXXV semana de estudos sobre a vida consagrada, a realizar em Fátima entre 22 e 25 de fevereiro, numa organização da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

"Em saída para as periferias existenciais e culturais", "Sentido atual da missão ad gentes", "No mundo desafiado pela ecologia integral" e "A Europa como espaço de missão" serão algumas das questões em debate no encontro de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório