Meteorologia

  • 09 ABRIL 2020
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Site da APAF alvo de ataque de hackers em defesa de Rui Pinto

Ao abrir o site da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) aparece uma imagem hacker.

Site da APAF alvo de ataque de hackers em defesa de Rui Pinto

O site da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) está a ser alvo de um ataque, este sábado, realizado pelo grupo de hackers 'CyberTeam', em defesa de Rui Pinto.

Ao abrir o site aparece uma imagem do hacker, que está em prisão preventiva e foi, recentemente, indiciado por 93 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, relacionados com o futebol português.

"Eu oficialmente levantei o cartão verde para todo o futebol português e, exclusivamente, afirmo 'F***-se o futebol", lê-se abaixo da fotografia de Rui Pinto.

Recorde-se que, em setembro de 2019, o Ministério Público (MP) acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de dezenas de documentos confidenciais destas entidades.

Contudo, na leitura da decisão instrutória, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina pronunciou (levou a julgamento) Rui Pinto por seis crimes de acesso ilegítimo, por um crime de sabotagem informática, por 17 de violação de correspondência, por 68 crimes de acesso indevido e por um de extorsão, na forma tentada, crime pelo qual o advogado Aníbal Pinto também foi pronunciado.

A instrução, fase facultativa que visa decidir se o processo segue e em que moldes para julgamento, foi requerida pela defesa dos dois arguidos no processo: Rui Pinto e o seu advogado, à data dos factos, Aníbal Pinto, acusado de intermediar a tentativa de extorsão, de entre 500 mil euros a um milhão de euros, ao fundo de investimento Doyen.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório