Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente Marcelo desloca-se "nos próximos dias" ao Baixo Mondego

Indicação foi deixada numa nota na página da Presidência esta segunda-feira.

Presidente Marcelo desloca-se "nos próximos dias" ao Baixo Mondego
Notícias ao Minuto

11:15 - 23/12/19 por Catarina Correia Rocha com Lusa

País Mau tempo

Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se "nos próximos dias" ao Baixo Mondego, a região do país mais assolada pelo mau tempo. A informação foi dada através de uma nota colocada no site da presidência da República, esta segunda-feira

"O Presidente da República, que hoje regressa a Portugal depois da visita de Natal às Forças Nacionais Destacadas no Afeganistão, tem continuado a acompanhar a situação de mau tempo que nos últimos dias assolou o País, tal como já referido na nota de 20 de dezembro", começa por explicar. 

A nota continua destacando que "durante este fim de semana", Marcelo Rebelo de Sousa falou ao telefone com o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, "por quatro vezes para se inteirar da evolução da situação no Baixo Mondego."

"O Presidente da República tenciona deslocar-se àquela região nos próximos dias", conclui a mensagem.

O distrito de Coimbra é aquele que ainda causa maior preocupação à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), apesar de o número de ocorrências ter "baixado significativamente", esperando-se a redução do leito do rio Mondego nos próximos dias.

Segundo o comandante Carlos Pereira, da ANEPC, que falava à Lusa perto das 10 horas, "neste momento o número de ocorrências diminuiu significativamente, tendo-se registado nas últimas 12 horas 11 ocorrências".

De lembrar que, na noite deste domingo, o presidente do município de Montemor-o-Velho disse que o talude esquerdo do leito periférico direito do Mondego colapsou, no local onde poucas horas antes tinha sido identificado um aluimento de terras.

Os efeitos do mau tempo que se fazem sentir desde quarta-feira já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 352 pessoas deslocadas por precaução.

O mau tempo, provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou no sábado a depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétricaafetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

[Notícia atualizada às 11h28]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório