Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Açoriano recria música ‘Postal dos Correios’ com críticas à SATA

Letra fala dos "problemas da companhia aérea" com humor.

Todos os anos, milhares de estudantes e açorianos a viver fora do arquipélago regressam às suas ilhas para passar o Natal com as famílias. Só que nem sempre as viagens correm como pretendido.

Este ano, depois de uma semana de mau tempo, em que a depressão Elsa obrigou ao cancelamento de centenas de voos, a greve dos técnicos de manutenção de aeronaves da SATA Air Açores está a ameaçar deixar muitos passageiros a passarem o Natal fora das suas casas, longe dos seus.

Nas redes sociais são imensas as críticas à companhia aérea, não só aos trabalhadores que mantiveram a greve mesmo depois dos sucessivos cancelamentos devido ao mau tempo, como à gestão da SATA. Basta ler os comentários feitos na página de Facebook da companhia aérea para perceber o descontentamento ou nas páginas de Facebook dos aeroportos da região como a do Aeroporto da Horta.

Entre as vozes criticas está Valquírio Barcelos, natural da ilha Terceira, onde está a sua família, mas residente em São Miguel.

Ao Notícias ao Minuto, o açoriano contou que ao saber da greve - que vai afetar os voos até segunda-feira - antecipou a sua viagem, com destino à ilha Terceira, para sexta-feira. O voo viria a ser cancelado devido ao mau tempo e o terceirense recolocado num voo no dia seguinte.

Já na manhã de sábado, quando Valquírio chega ao aeroporto, é informado, assim como os restantes passageiros, que o voo em questão tinha sido cancelado devido à greve dos técnicos de manutenção de aeronaves e que só teria viagem confirmada às 19h00 de dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Apesar disso, o açoriano, não desistiu. Dirigiu-se ao balcão do check-in e pediu para o colocarem no voo das 15h15 com destino à sua ilha natal, contudo, não teve a melhor experiência.

“Fui logo ao balcão do check in e informaram-me que já não podia embarcar, quando ao mesmo momento informam nos altifalantes do aeroporto que o voo estava atrasado. Elas [funcionárias] quiseram colocar, mas a supervisora não deixou porque o check-in já estava fechado”, explica, acrescentando que o voo só saiu uma hora depois do previsto.

Além disso, ainda segundo o mesmo, o avião fez a viagem com cinco lugares vagos. “Descobri que tinha lugares vazios porque amigos meus enviaram-me fotos [do interior do avião]”, denuncia.

Hoje, Valquírio voltou ao aeroporto para tentar a sua sorte. Além dele, o Notícias ao Minuto sabe que há mais passageiros na mesma situação.

Perante a incerteza de passar o Natal com os que mais ama, Valquírio fez um vídeo onde recriou a música ‘Postal dos Correios’ dos Rio Grande. “A ideia é usar o humor para falar desses problemas todos”, diz.

Posteriormente, partilhou o vídeo nas redes sociais e foi um sucesso. Em menos de 24 horas, a música já foi partilhada por mais de 500 internautas.

De acordo com um comunicado da SATA Air Açores, a greve dos técnicos de manutenção de aeronaves da companhia aérea açoriana obrigou, só no sábado, ao cancelamento de 15 ligações inter-ilhas das 32 planeadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório