Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Amianto da escola secundária vai ser removido nas férias de Natal

O amianto da Escola Secundária de Amares será removido durante a pausa letiva do Natal, num investimento de cerca de 40 mil euros, informou hoje o diretor.

Amianto da escola secundária vai ser removido nas férias de Natal
Notícias ao Minuto

14:46 - 28/11/13 por Lusa

País Amares

Pedro Cerqueira disse à Lusa que naquela escola serão substituídas as coberturas de fibrocimento do pavilhão gimnodesportivo e das zonas de ligação entre blocos.

"A intervenção já está adjudicada e terá necessariamente de estar concluída durante este ano civil", acrescentou.

Aquele orçamento inclui ainda a substituição das coberturas de fibrocimento nas zonas de ligação entre blocos da EB 2,3 de Amares.

As placas de fibrocimento contêm amianto, uma substância considerada perigosa para a saúde quando as partículas ficam expostas ao meio ambiente.

No caso da Secundária de Amares, o problema principal é o pavilhão desportivo, onde os utilizadores ficam "em contacto direto" com o amianto.

Os professores de Educação Física daquela escola já enviaram uma carta ao Ministério da Educação, alertando que "o facto das telhas do pavilhão polidesportivo terem mais de 25 anos e estarem degradadas potencializa a libertação de mais fibras cancerígenas para o ambiente".

Os alunos promoveram, em finais de janeiro, uma manifestação, com boicote às aulas, para exigirem a substituição da cobertura.

Os pais já tinham mesmo admitido proibir os filhos de fazerem Educação Física.

"Agora, este problema vai finalmente ficar resolvido", disse Pedro Cerqueira, encarando estas obras como uma espécie de prenda antecipada para uma escola que em 2014 completa 30 anos.

A intervenção foi igualmente saudada pelo presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Cristóvão Gomes, que sublinhou o "alívio" que a remoção do amianto representa para toda aquela comunidade escolar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório