Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Carlos Moedas eleito administrador executivo da Gulbenkian

Ex-comissário Carlos Moedas foi eleito para integrar o conjunto de nove elementos do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Carlos Moedas eleito administrador executivo da Gulbenkian
Notícias ao Minuto

11:03 - 18/12/19 por Melissa Lopes

País Carlos Moedas

O social-democrata e ex-comissário europeu Carlos Moedas foi eleito, por unanimidade, o novo membro executivo, que completa o conjunto de nove elementos do Conselho de Administração da Gulbenkian, anuncia a Fundação, esta quarta-feira, em comunicado. 

Carlos Moedas passa assim a integrar este órgão, completando a equipa liderada por Isabel Mota e composta por Martin Essayan, José Neves Adelino e Guilherme de Oliveira Martins (administradores executivos), Emílio Rui Vilar, Graça Andersen Guimarães, António Feijó e Pedro Norton (administradores não executivos).

A Fundação recorda que Carlos Moedas (Beja, 1970) tem uma licenciatura em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico e um MBA pela Harvard Business School. 

Carlos Moedas começou a sua carreira como engenheiro no Grupo Suez em Paris, foi quadro da Goldman Sachs e do Deutsche Bank em Londres.

Eleito deputado à Assembleia da República em 2011, foi nomeado secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, cargo que ocupou até 2014. A 1 de novembro desse ano tomou posse como comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, fazendo parte da equipa de Jean-Claude Juncker até novembro deste ano.

Em meados de outubro descartou a hipótese de uma eventual candidatura à liderança do PSD, afirmando que iria estar “um tempo fora da política activa” quando deixasse  de ser comissário europeu. 

A posse do novo administrador executivo está marcada para dia 7 de janeiro, às 12h, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório