Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Vila Pouca de Aguiar lança campanha de prevenção de incêndios urbanos

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar lançou hoje uma campanha de sensibilização e de alerta para a má instalação de equipamentos de aquecimento, como salamandras ou recuperadores, no concelho, onde ocorreram quatro incêndios urbanos neste outono.

Vila Pouca de Aguiar lança campanha de prevenção de incêndios urbanos
Notícias ao Minuto

12:18 - 17/12/19 por Lusa

País Incêndios

"Decidimos lançar um alerta às pessoas porque têm acontecido vários incêndios urbanos com grandes prejuízos para as famílias que a autarquia acompanha e ajuda, mas as pessoas têm de se precaver com a devida instalação e manutenção dos aquecimentos", afirmou, em comunicado, o presidente do município do distrito de Vila Real, Alberto Machado.

A campanha de prevenção vai ser realizada através da Proteção Civil Municipal, que tem registado, em média, "um incêndio por mês em habitações concelhias devido à má instalação de equipamentos de aquecimento".

O município vai enviar para todas as habitações do concelho materiais de divulgação através dos quais "apela a que as pessoas não corram riscos de vida".

A autarquia explicou ainda que "estas tragédias com incêndios urbanos devem-se, sobretudo, ao calor dos equipamentos em contacto com superfícies inflamáveis e má extração de fumos".

Por isso, sublinhou, a "instalação de salamandras, recuperadores e outros equipamentos de aquecimento exige uma correta adoção de medidas de segurança, tais como cumprir as indicações exigidas e recorrer a profissionais habilitados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório