Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vila Velha de Ródão preocupada com possível fecho de centro de dia

A Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão aprovou, por unanimidade, uma moção onde manifesta preocupação com o eventual encerramento do centro de dia de Sarnadas de Ródão e apela à intervenção das instituições públicas, foi hoje anunciado.

Vila Velha de Ródão preocupada com possível fecho de centro de dia
Notícias ao Minuto

17:15 - 16/12/19 por Lusa

País Vila Velha de Ródão

O documento foi apresentado na Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão pela coligação "Novo Rumo", que integra o PSD e CDS-PP, e foi aprovado por unanimidade.

A moção apela às instituições públicas com responsabilidades na área das respostas sociais para que não deixem de cumprir as suas obrigações em matéria de ação social.

Adianta que, numa reunião realizada recentemente, "a Santa Casa da Misericórdia veio confirmar que não dispõe de meios financeiros para cumprir com as suas obrigações no que toca a manter aberto o centro de dia e que, caso não haja a existência de um benemérito (pessoal ou institucional), está em causa a continuidade do centro de dia de Sarnadas de Ródão manter as suas portas abertas".

Pede ainda que seja tida em conta uma deliberação da Assembleia de Freguesia de Sarnadas de Ródão, no sentido de ser realizada uma reunião com a Santa Casa de Misericórdia de Vila Velha de Ródão, entidade responsável pelo centro de dia de Sarnadas de Ródão, para averiguar a forma de a poder apoiar com o objetivo de não encerrar aquela infraestrutura.

"O seu encerramento [centro de dia] e com a deslocalização dos seus utentes para outros centros de dia parece-nos descabida, tanto mais que põe em causa a qualidade de vida dos idosos. Também é do conhecimento geral que poderá haver a intenção das instalações do centro de dia serem vendidas", lê-se no documento.

Os subscritores do documento querem ainda garantias de um serviço de proximidade para os utentes do centro de dia e todos os moradores de Sarnadas de Ródão, como forma de parar a perda de população residente.

"Acresce que Vila Velha de Ródão é um dos concelhos mais envelhecidos de Portugal, o que reforça ainda mais a obrigação das juntas de Freguesia e da Câmara Municipal na defesa da qualidade de vida dos idosos e no combate à desertificação nas aldeias", concluem.

A agência Lusa contactou a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, mas não obteve qualquer reação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório