Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Está pronto para uma 'viagem por Portugal'? Conheça as mais lidas de 2019

Já não se lembra do que marcou 2019? Não se preocupe. Reunimos para si os temas que tiveram mais destaque ao longo do ano no nosso país e agora só tem de fazer o 'check-in', 'apertar o cinto' e embarcar neste 'roteiro' por Portugal.

Está pronto para uma 'viagem por Portugal'? Conheça as mais lidas de 2019
Notícias ao Minuto

08:40 - 31/12/19 por Filipa Matias Pereira , Natacha Nunes Costa e Catarina Correia Rocha

País 2019 em Revista

O final de 2019 está mesmo 'à porta' e é altura de recapitular tudo o que marcou a atualidade nacional. Propomos-lhe uma viagem por Portugal através das notícias e temas que mais se destacaram este ano no Notícias ao Minuto. Já fez as malas? O 'check-in'? 'Aperte o cinto' e venha daí. 

Entramos na máquina do tempo e retrocedemos 12 meses no calendário. Pronto? A primeira paragem é janeiro, o mês em que o Notícias ao Minuto foi eleito ‘Escolha do Consumidor 2018’ - pelo terceiro ano consecutivo! - na categoria de Imprensa Online. O nosso muito obrigada pelo voto de confiança!

Neste mês (muito) frio, outro dos temas mais lidos diz respeito a uma massa de ar muito frio que atravessou Portugal. Mas, seja com cachecóis e meias de lã ou com t-shirts e calções, a meteorologia esteve constantemente entre as peças mais vistas. Confessemos: Todos queremos saber como vai estar o tempo amanhã, não é?

Malas feitas? Seguimos viagem. Rumamos em direção a fevereiro onde recordamos o caso de Maëlys de Araújo, a menina que desapareceu em agosto quando estava num casamento com a família. Após mais de seis meses de investigações, o principal suspeito do crime, Nordahl Lelandais, acabou por confessar que tinha raptado e matado a criança lusodescendente.

Violência doméstica, incêndios e... ursos?

Retomamos o roteiro e 'estacionamos' em março. Sabe aquelas memórias de viagens que quer recordar? Este mês não lhe proporciona isso. A violência doméstica foi destaque ao longo do ano - com 35 pessoas mortas neste contexto, duas delas no passado fim de semana - sendo que, no terceiro mês do ano, um filho baleou a mãe na cabeça, em Ermesinde, no Porto. 

'Saltamos' para abril, onde viajamos até ao Centro do país. Aqui, os leitores do Notícias ao Minuto destacaram o caso do fogo do Pinhal de Leiria. Uma investigação da TVI revelou que o incêndio foi planeado e que os responsáveis pela tragédia eram madeireiros, proprietários de grandes empresas e donos de fábricas. Uma testemunha confessou a informação, mas admitiu que se o tema fosse divulgado levaria "um tiro"

Ainda tem o seu passaporte em dia? Em maio o estado do tempo começa a sorrir e é isso que também vai fazer com esta notícia. É guloso? Melhor ainda. A notícia mais vista deste mês diz respeito a um urso-pardo que comeu 50 quilos de mel em Bragança. Até esta altura, acreditava-se que esta espécie estava extinta em Portugal há 176 anos. Mas, afinal, ainda havia um urso-pardo... (provavelmente agora com diabetes) a viver no Parque de Montesinho. 

Detenção. Educação. Revalidação.

Mantemo-nos em maio com destaque também para o ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, devido à detenção de Mustafá. Bruno de Carvalho, à data presidente do clube, e Mustafá, líder da claque, estão acusados de serem os autores morais de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física qualificada e 38 de sequestro. Todos classificados como terrorismo.

É junho e chegou o verão. O mês deu os primeiros passos com a divulgação do calendário escolar para o ano letivo 2019/2020. Ainda na educação, o ano ficou marcado pelas greves e manifestações dos professores, nomeadamente, por um processo negocial falhado entre sindicatos e Governo para a recuperação integral de nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço.

Julho é sinónimo de férias. Já colocou roupa mais fresca na mala? Verificou a pressão dos pneus? Nada mais apropriado para a ordem do dia do que as mudanças do Documento Único Automóvel, que passou a assumir um formato semelhante ao do Cartão de Cidadão. Ah! E tirou a carta de condução antes de 2013? Há novidades para si... Deve revalidá-la aos 50, 60, 65 e 70 anos.

Esclarecimentos, agressões e demissões

Carta de condução atualizada? Podemos continuar em segurança. Chegamos a agosto e a Matilde. A bebé, portadora de Atrofia Muscular Espinha - Tipo 1, gerou uma onda de solidariedade e, já depois de os pais terem angariado os 2 milhões de euros necessários para o Zolgensma, o Governo anunciou que o medicamento ia ser comparticipado na totalidade. A família teve de fazer um esclarecimento quanto ao destino dos donativos. Já Noa Feteira, a bebé que também sofria da mesma doença, acabaria por morrer em outubro antes de ter oportunidade de receber o medicamento mais caro do mundo.

Mas retomemos a rota. Não sentiu falta de nada? Isso mesmo... setembro. No final do verão, um agente da PSP foi transportado para o hospital após agressões em Rio de Mouro. E esta foi apenas uma das 238 situações de agressões a polícias que aconteceram, segundo fonte da PSP, entre janeiro e setembro deste ano.

Setembro ficou também marcado pela demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e do seu adjunto, na sequência do caso das golas anti-fumo. Recorde-se que as 70 mil golas fabricadas com material inflamável - e que custaram 125 mil euros - foram entregues pela Proteção Civil.

Ano termina com Rosa Grilo, bebé 'sem rosto', Tancos e Sinistralidade

Outubro 'transporta-nos' até um dos casos mais marcantes do ano. A notícia mais lida deste mês revela que o corpo de Luís Grilo “não tinha qualquer órgão. Estava vazio". A informação foi avançada pelo médico legista que fez a autopsia ao cadáver do triatleta. A leitura do acórdão está marcada para 10 de janeiro mas, entretanto, António Joaquim saiu em liberdade na sequência de um requerimento da defesa. A defesa de Rosa Grilo seguiu o mesmo caminho, mas o tribunal recusou o pedido.

Ainda em outubro, outro dos temas que ganhou especial projeção foi o do 'bebé sem rosto'. O Centro Hospitalar de Setúbal diz que não acompanhou a gravidez, já que o acompanhamento pré-natal do pequeno Rodrigo foi feito pelo médico Artur Carvalho, que tem 14 queixas em averiguação no conselho disciplinar sul da Ordem dos Médicos. O menino nasceu sem olhos, nariz e parte do crânio, depois de a mãe ter realizado três ecografias numa clínica privada em Setúbal, a Ecosado, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Apesar de não estar no top das mais lidas do outono, esta estação ficou ainda marcada pela fase de instrução da Operação Marquês, processo no qual José Sócrates é arguido. O MP acusa o antigo primeiro-ministro de 31 crimes económico-financeiros.

Sente que a viagem já está a acabar? Verdade. Segue-se novembro. Neste mês, o Notícias ao Minuto trouxe a público o caso de uma trabalhadora do Pingo Doce que terá pedido para ser substituída na caixa para ir à casa de banho. O pedido ter-lhe-á sido negado, acabando por urinar no posto de trabalho. A Jerónimo Martins diz não ter encontrado "qualquer fundamento" para a denúncia.

Durante o mês de novembro, a atualidade foi marcada também pelo caso do bebé que foi encontrado num ecoponto, junto a uma discoteca lisboeta, por um grupo de sem-abrigo. A PJ investigou o caso e acabou por encontrar a mãe, que ficou em prisão preventiva. A presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) defendeu publicamente que a jovem sem-abrigo que deitou o filho recém-nascido no lixo expôs o bebé ao abandono sem querer matá-lo. E esta foi uma das notícias mais lidas do mês.

Ainda em novembro, temos tempo para passar por Tancos. O assalto ao paiol foi em 2017, mas este processo promete ainda fazer correr muita tinta. As últimas atualizações do caso dão conta que António Costa foi chamado para ser testemunha do ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes. O Conselho de Estado autorizou, entretanto, que o primeiro-ministro respondesse por escrito.

Terminamos esta 'viagem' por 2019 com uma das notícias mais lidas de dezembro, relativa a uma colisão em Loulé que fez três mortos, entre eles um menino de cinco anos. Esta tragédia reporta-nos para o tema incontornável das mortes nas estradas. E 'regressamos a casa' com uma nota que nos faz pensar: De acordo com o último balanço da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, relativo a 10 meses, morreram, em 2019, 396 pessoas nas estradas portuguesas, menos 24 do que no período homólogo. 

Fique com a lista das 12 notícias mais lidas em 2019:

- Notícias ao Minuto eleito Escolha do Consumidor 2018

Nordahl Lelandais confessou ter matado Maëlys de Araújo

Filho baleou a mãe na cabeça, em Ermesinde

- Fogo no Pinhal de Leiria foi planeado. "Se isto sai daqui, levo um tiro"

- Urso-pardo comeu 50 quilos de mel em Bragança

- Já há calendário escolar para 2019/2020. Natal dá três semanas de férias

- Tirou a carta de condução antes de 2013? Este aviso é para si

- Pais da bebé Matilde esclarecem nova polémica com os donativos

Agente da PSP transportado para o hospital após agressões em Rio de Mouro

- Corpo de Luís Grilo “não tinha qualquer órgão. Estava vazio"

- Trabalhadora sofre "humilhação" ao urinar na caixa. Pingo Doce desconhece

- Colisão em Loulé faz três mortos. Menino de 5 anos entre as vítimas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório