Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Documento Único Automóvel vai mudar. É mais fácil guardá-lo na carteira

O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter um novo layout, um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil manusear.

A partir do dia 1 de agosto, o Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter um novo layout, semelhante a um cartão de cidadão, mais fácil de manusear e de guardar na carteira. Pode espreitar o novo formato na galeria acima.

"Simplificar o conteúdo informativo e o layout do Documento Único Automóvel, que reúne elementos relativos às características do veículo e ao seu proprietário, revendo os respetivos sistemas de informação, comunicações e procedimentos. Torna-se assim mais fácil guardá-lo na carteira", lê-se no site das medidas Simplex +.

A ‘DUA na Carteira’ é uma medida Simplex +, incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa simplificar não só o transporte do documento, como também o conteúdo informativo disponível no mesmo.

O novo DUA entra em vigor a 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas. Em 2020, passa a estar disponível para todos os veículos.

A medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório