Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Documento Único Automóvel vai mudar. É mais fácil guardá-lo na carteira

O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter um novo layout, um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil manusear.

Notícias ao Minuto

16:26 - 19/06/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Livrete

A partir do dia 1 de agosto, o Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter um novo layout, semelhante a um cartão de cidadão, mais fácil de manusear e de guardar na carteira. Pode espreitar o novo formato na galeria acima.

"Simplificar o conteúdo informativo e o layout do Documento Único Automóvel, que reúne elementos relativos às características do veículo e ao seu proprietário, revendo os respetivos sistemas de informação, comunicações e procedimentos. Torna-se assim mais fácil guardá-lo na carteira", lê-se no site das medidas Simplex +.

A ‘DUA na Carteira’ é uma medida Simplex +, incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa simplificar não só o transporte do documento, como também o conteúdo informativo disponível no mesmo.

O novo DUA entra em vigor a 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas. Em 2020, passa a estar disponível para todos os veículos.

A medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório