Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2020
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Coelhos estão em perigo de estar em vias de extinção

Esta ameaça não tem apenas consequências para os coelhos, considerando que existem outras espécies, algumas também ameaçadas, que dependem destes mamíferos para sobreviver, como por exemplo o lince-ibérico ou a águia-imperial-ibérica.

Coelhos estão em perigo de estar em vias de extinção

Os coelhos-europeus (Oryctolagus cuniculus) estão em perigo de estar em vias de extinção, alertou União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) no âmbito da última revisão da Lista Vermelha, divulgou a Wilder, uma publicação dedicada à natureza.

“Um novo surto da doença hemorrágica viral dos coelhos causou declínios estimados da população que chegam aos 70%”, justificou, esta terça-feira, a UICN, em comunicado.

Desde 2008 que a organização tem alertado para o facto deste mamífero estar classificado como Quase Ameaçado de Extinção, avisando que se não fossem tomadas medidas adicionais de conservação que a situação pioraria. 

Apesar de terem sido implementadas algumas iniciativas na Europa, os cientistas confirmam, agora, que a situação piorou nos territórios onde estes animais são nativos, sendo Portugal uma dessas zonas. 

É de referir que esta ameaça não tem apenas consequências para os coelhos, considerando que existem outras espécies, algumas também ameaçadas, que dependem destes mamíferos para sobreviver. Por exemplo, o coelho é uma presa essencial para o lince-ibérico, que se encontra em perigo de extinção, ou para a águia-imperial-ibérica, classificada como Vulnerável na Europa e Criticamente Em Perigo em Portugal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório