Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Editores da Lusa alertam Governo sobre "impactos" da redução de cobertura

Os editores da Lusa entregaram hoje ao secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media uma carta onde alertam para o impacto do eventual "colapso ou redução" da cobertura noticiosa devido aos constrangimentos financeiros da agência de notícias.

Editores da Lusa alertam Governo sobre "impactos" da redução de cobertura
Notícias ao Minuto

18:16 - 12/12/19 por Lusa

País Lusa

A missiva foi entregue a Nuno Artur Silva, à margem da inauguração da exposição fotográfica "Macau 20 anos", na sede da Lusa, em Lisboa.

Na missiva, os editores da maior agência de notícias em língua portuguesa sublinham que a Lusa "vive uma situação de bloqueio orçamental há muitos anos, algo que se torna insustentável na gestão quotidiana das editorias" dos quais são responsáveis.

"A impossibilidade de novas contratações e as dificuldades nas substituições de jornalistas, bem como a manutenção dos cortes no orçamento da Lusa para 2020, impedem o cabal exercício das funções de serviço público", alertam.

Acresce que "a regularização justa de trabalhadores até agora em precariedade não colmatou as necessidades da redação, pelo que em nada alterou a força de trabalho e não deve ser colocada em equação numa análise dos recursos humanos da empresa", prosseguem.

"Perante o aumento das necessidades do mercado, dos recursos de distribuição e do volume de eventos a cobrir (onde, em muitos casos, a Lusa é o único órgão de comunicação social presente devido à crise no setor), os editores da Lusa têm assistido a uma redução constante das suas equipas", salientam.

"Esta diminuição dos recursos humanos tem sido ultrapassada com o aumento do volume de trabalho por jornalista, o que afeta o serviço prestado", apontam os editores da Lusa.

"Consideramos também que o colapso ou redução do volume de trabalho realizado pela Lusa terá impactos significativos na diversidade e na qualidade do serviço e, por consequência, do panorama dos media em Portugal", lê-se na carta entregue ao governante.

Na quarta-feira, durante uma audição na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, o presidente do Conselho de Administração da Lusa, Nicolau Santos, afirmou que a agência é "um suporte indispensável" para os media em Portugal e países de língua portuguesa, mas a atual situação financeira poderá levar a uma redução da cobertura noticiosa da empresa.

"Estamos a equacionar reduzir a nossa cobertura noticiosa porque precisamos de cortar custos, diminuir os nossos encargos e não se consegue fazer isso" apenas com o corte de investimento, disse o gestor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório