Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Faial tremeu 17 vezes esta madrugada. IPMA reitera que "é normal"

O mais forte dos sismos registados esta madrugada teve intensidade de 4.0 na escala de Richter.

Faial tremeu 17 vezes esta madrugada. IPMA reitera que "é normal"
Notícias ao Minuto

11:28 - 27/11/19 por Filipa Matias Pereira

País Sismo

O Faial tremeu 17 vezes na madrugada desta quarta-feira. Na plataforma que regista a atividade sísmica em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera detalha que a intensidade dos abalos sísmicos variou entre 2 e 4 na escala de Richter.

Fonte do IPMA explicou ao Notícias ao Minuto que esta atividade sísmica "é normal" e está relacionada com a junção tripla das placas tectócnicas nos Açores. A estrutura é formada pelos limites das placas africana, euroasiática e norte-americana.

A respeito do tema, o presidente do IPMA, Jorge Miranda, explicou recentemente no programa da RTP 'Bom dia Portugal' que Portugal está numa "região que sempre teve uma sismicidade relativamente ativa, que teve alguns sismos importantes e teve uma relação entre a atividade sísmica e vulcânica que conduz a níveis de perigo que podem ser considerados significativos".

Reiterou o especialista a normalidade dos sismos que se têm registado nos Açores, aproveitando a oportunidade para recordar que, "felizmente", estes "têm ocorrido no mar, a alguma distância das ilhas e, portanto, o nível de risco ainda é razoavelmente moderado".

À agência Lusa, o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) explicou também que a zona oeste do Faial está a registar, desde o começo de novembro, "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório