Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Edição

SEF identifica 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal

Jogavam em clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Foram ainda constituídos três arguidos.

SEF identifica 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal, numa operação que decorreu na semana passada com o objetivo de verificar as "condições de entrada e permanência de futebolistas estrangeiros" que exercem a profissão em clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Foram ainda constituídos três arguidos

Num comunicado do SEF a que o Notícias ao Minuto teve acesso é referido que, no total, foram fiscalizados 26 clubes de futebol e identificados 502 atletas, dos quais 194 eram estrangeiros

"Destes, foram detetados 10 em situação documental irregular, ou seja, não habilitados à prática de qualquer atividade em Portugal, tendo nove sido notificados para abandono voluntário do país, no prazo de 20 dias, sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser detidos e objeto de processos de afastamento coercivo", é acrescentado. 

Um outro cidadão foi notificado para comparecer no SEF, "uma vez que dispunha de condições para requerer a respetiva regularização documental".  

Foram ainda, na mesma operação, efetuadas buscas domiciliárias na habitação de um agente desportivo que foi "constituído arguido por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos".

Também um atleta foi constituído arguido por falsificação de documentos e ainda um clube, "por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos". 

A operação tinha como objetivos a "prevenção e a sinalização de situações enquadráveis em comportamentos criminalizados, designadamente tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal", mas também "o propósito de apurar qual o grau de cumprimento das determinações legais e regulamentares, do ponto de vista desportivo em vigor", algumas recentemente implementadas pela Federação Portuguesa de Futebol, conclui ainda a mesma nota.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório