Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Morreu o casal de ingleses resgatado do mar na Zambujeira

Os meios de socorro mobilizados para o local ainda realizaram manobras de reanimação, mas sem sucesso.

Morreu o casal de ingleses resgatado do mar na Zambujeira
Notícias ao Minuto

15:47 - 06/10/19 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

País Zambujeira do Mar

Dois ingleses, um homem, de 34 anos, e uma mulher, de 33, morreram vítimas de afogamento na Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira (Beja), revelaram a Proteção Civil e a Polícia Marítima de Sines.

As duas vítimas ainda foram resgatadas para o areal da praia da Zambujeira do Mar "em paragem cardiorrespiratória", tendo sido sujeitas "a manobras de reanimação", adiantou o capitão do porto de Sines ao Notícias ao Minuto.

Mas sem sucesso. "A senhora, de 33 anos, é que estava na água em dificuldades e estaria agarrada a uma rocha e o homem, não sei se da família ou qual a relação entre eles, foi ajudá-la. Mas, ao tentarem regressar [à praia], deixaram de ser vistos", precisou o capitão, em declarações posteriores à agência Lusa.

Segundo o mesmo responsável, os surfistas que se encontravam na zona "tentaram ajudar e conseguiram detetar os dois corpos e levaram-nos para uma pequena praia a sul da Zambujeira do Mar".

O acesso a esse "pequeno areal" só foi possível com recurso a "um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP)", um EH-101 Merlin, que "trouxe as duas vítimas em paragem cardiorrespiratória para a praia da Zambujeira do Mar", onde "foram sujeitas a manobras de reanimação".

Os dois estrangeiros foram ainda transportados de ambulância, continuando em manobras de reanimação, para o Serviço de Urgência Básico do centro de Saúde de Odemira, onde acabou por ser "declarado o óbito", explicou Rui Pedro Filipe.

O comandante local da Polícia Marítima de Sines lembrou que a época balnear acabou a 15 de setembro e que, por isso, esta, tal como outras praias, "já não é vigiada, nem tem nadadores-salvadores".

"Os elementos da Estação Salva-vidas de Vila Nova Milfontes e de Sines, com uma embarcação de semirrígida e uma mota de água, deslocaram-se de imediato para o local", tal como "a Polícia Marítima também acorreu à zona por terra, enquanto, no areal, os bombeiros também tentaram logo fazer a reanimação", mas não foi possível salvar as duas pessoas, acrescentou.

[Notícia atualizada às 18h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório