Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Feira de emprego ajuda antigos alunos a encontrar colocação

A Feira de Emprego que hoje arrancou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a promover a colocação de antigos alunos no mercado de trabalho, aproveitando o maior interesse das empresas em "graduados com experiência profissional".

Feira de emprego ajuda antigos alunos a encontrar colocação
Notícias ao Minuto

16:40 - 19/11/13 por Lusa

País FEUP

"Este ano, dada a necessidade das empresas em contratarem graduados em engenharia com mais experiência profissional, resolvemos abrir a feira de forma mais clara aos nossos antigos alunos", afirmou Fernanda Correia, da comissão de organização do evento, para justificar a alteração da designação de 'FEUP First Job' para 'FEUP Career Fair'.

Segundo referiu, apesar das menores dificuldades de empregabilidade no setor das engenharias, "há áreas onde se nota mais os efeitos do desemprego, nomeadamente na engenharia civil e do ambiente", tendo a faculdade "vindo a receber contactos por parte de antigos alunos que estão à procura de oportunidades de carreira".

Já do lado das empresas, Fernanda Correia diz terem sido, ao longo do ano, vários os contactos de empregadores, "sobretudo internacionais, que requerem engenheiros seniores, com muita experiência profissional, para cargos de topo, de direção e de coordenação",

"Daí haver essa necessidade premente de contactarmos os nossos antigos alunos com estas características", disse, considerando que a 'FEUP Career Fair' "é um bom estímulo à procura de novos empregos em novas profissões que não passem diretamente pela área da construção".

Recém-licenciado em Engenharia Civil, Rui Guerreiro, de 25 anos, disse à agência Lusa ter vindo a sentir, precisamente, a dupla dificuldade da atual menor empregabilidade do curso que escolheu aliada à falta de experiência profissional.

"É um curso com saídas muito complicadas nesta altura. Estou à procura de um estágio profissional para ganhar alguma experiência, porque a maior parte das empresas agora pede pessoas com experiência, aproveitando que, com a crise da construção, há muita gente com experiência desempregada", disse.

Encarando a 'FEUP Career Fair', onde cerca de 60 empresas nacionais e internacionais apresentam oportunidades de recrutamento, como "mais uma oportunidade para encontrar um estágio ou um emprego", Rui Guerreiro "gostava de ficar em Portugal", mas está "disponível para ir lá para fora", e garante que ainda lhe falta bastante tempo até "desesperar" por uma colocação.

"Já estava à espera que fosse complicado arranjar emprego, conheço gente que acabou o curso e teve que estar um ano à espera. Por isso ainda não estou desesperado, tenho muito tempo para desesperar", disse.

Atualmente na fase final da licenciatura em Engenharia Informática, Gustavo Oliveira, de 22 anos, congratula-se por ter optado - e por vocação - por se formar "numa das poucas áreas que andam bem em Portugal".

"Vim conhecer as ofertas e conhecer o mercado de trabalho para depois escolher a melhor", disse à Lusa enquanto procurava informações junto de vários 'stands', afirmando não estar "a prever dificuldades" em encontrar emprego quando terminar a dissertação.

Interessado em recrutar "três a quatro pessoas" na área da Engenharia Informática para as suas instalações no Porto está o grupo norte-americano Synopsys, que apresenta ainda na 'FEUP Career Fair' "várias ofertas de emprego nos mais de 80 escritórios do grupo em vários países".

"Não temos sentido a crise, a empresa tem crescido a um ritmo de 10% ao ano", disse à Lusa António Costa, da Synopsys, justificando a presença na feira da FEUP com a "grande preocupação em procurar talentos e as pessoas certas para a empresa".

Já a fabricante portuguesa de embalagens Colep, sediada em Vale de Cambra, mas com fábricas em Espanha, Polónia, Alemanha e Brasil, está a anunciar na feira os estágios curriculares que anualmente promove, mas também aceita candidaturas porque é "uma empresas muito dinâmica em que, todos os dias, vão surgindo novas oportunidades para os recém-licenciados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório