Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Rede de transporte de Santo Tirso, Trofa e Famalicão arranca em 2020

Os municípios de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa vão arrancar com uma rede de transportes intermunicipal no segundo semestre de 2020, anunciou a autarquia tirsense, que aprovou hoje a sua criação por unanimidade.

Rede de transporte de Santo Tirso, Trofa e Famalicão arranca em 2020
Notícias ao Minuto

19:32 - 19/09/19 por Lusa

País MobiAve

Denominada Associação de Municípios MobiAve, vai gerir a rede de transportes públicos rodoviários dos concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa, dando corpo a um projeto que começou a ganhar forma em 2017 e a quem o então presidente da autarquia tirsense, Joaquim Couto, manifestou a vontade de incluir também os municípios de Guimarães e de Vizela.

Depois de o concelho vizinho de Famalicão o ter aprovado na última reunião do executivo, hoje foi a vez de a câmara liderada pelo socialista Alberto Costa dar mais um passo rumo à consolidação de um projeto que, segundo o documento da autarquia do distrito do Porto, se traduzirá numa "parceria inédita no país", aprovando-o por "unanimidade".

Segundo a nota de imprensa, está "prevista para o segundo semestre de 2020" a entrada em funções do novo sistema de transportes públicos de passageiros que, segundo Alberto Costa, citado pelo documento, "vai melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o aumento da utilização dos transportes públicos em detrimento de viatura própria, com consequências positivas no combate que está a ser feito no que toca a alterações climáticas".

"Em Santo Tirso, a criação da MobiAve vai permitir triplicar a oferta atualmente existente do serviço de transporte de passageiros, colmatando as lacunas há muitos anos sinalizadas e melhorando de forma significativa a rede já instalada", acrescentou Alberto Costa que "valorizou" o entendimento alcançado com as entidades envolvidas no processo, as câmaras de Famalicão e da Trofa.

Ainda segundo aquele documento, a "nova rede de transportes públicos intermunicipal, que será gerida pela MobiAve, foi alvo de um estudo de planeamento sobre a mobilidade de passageiros na área territorial dos três concelhos, tendo em vista a organização de futuras concessões de serviço público de transporte à população".

A nova rede de transportes que vai ligar e aproximar os municípios de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa começou a ganhar forma em 2017. Em junho desse ano, os presidentes das respetivas autarquias assinaram um protocolo de colaboração para a realização do estudo de planeamento e sustentabilidade financeira do novo sistema.

"A criação da MobiAve é um passo decisivo na construção de uma autoridade de transportes intermunicipal" que irá "organizar, explorar, investir, financiar e fiscalizar o serviço público de transporte de passageiros, num esforço conjunto para melhorar o serviço prestado a uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes", acrescentou Alberto Costa.

A Câmara da Trofa não tem ainda agendada a votação do projeto, revelou à Lusa fonte da autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório