Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

No Alto Minho concertinas e cantares ao desafio na luta contra o lítio

O encontro nacional de "cidadania" que reúne, hoje, em Vila Nova de Cerveira movimentos e associações do país que lutam contra minas a céu aberto começou com um número musical de contestação ao lítio à moda do Alto Minho.

No Alto Minho concertinas e cantares ao desafio na luta contra o lítio
Notícias ao Minuto

16:28 - 14/09/19 por Lusa

País Protestos

O som afinado das concertinas e dos cantadores ao desafio deu, hoje de manhã, o mote à reflexão de "ativistas cívicos" com quadras adaptadas do Vira Velho: "Eu mandei dizer ao sol que não tornasse a nascer. Com minas na serra d' Arga, que vem cá o sol fazer?", entoaram os seis elementos do grupo, também informal, nascido no seio do movimento SOS Serra d'Arga, organizador do encontro nacional e um dos movimentos cívicos que, no distrito de Viana do Castelo, se formaram para lutar contra a exploração.

O primeiro encontro nacional continua hoje à tarde com a participação dos sete partidos com assento parlamentar, representantes de câmaras do distrito de Viana do Castelo e associações ambientalistas.

Durante a manhã, no cineteatro de Vila Nova de Cerveira, ouviram-se os testemunhos dos cidadãos que dão o rosto aos movimentos e associações do Minho, a Trás-os-Montes, das Beiras ao Alentejo: o Movimento Contra a Mineração Beira Serra, o GPSA - Grupo de Preservação Serra da Argemela, o Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, SOS Serra d'Arga, a Associação Covas do Barroso, a Associação Montalegre com Vida, os Guardiões da Serra da Estrela, o movimento Em Defesa da Serra da Peneda e do Soajo e outro de Penalva do Castelo.

As primeiras informações sobre a "febre do lítio" surgiram pela comunicação social. Apanharam as populações de "surpresa" que informalmente, na maioria casos através redes sociais, fizeram acordar o "dever de cidadania" em defesa de "aldeias, do mundo rural, de património ambiental, e da qualidade de vida de quem habita os territórios".

Com cerca de uma centena de pessoas na assistência ouviu-se falar numa luta "desigual" entre cidadãos e "gigantes que prometem milhões pelo petróleo branco fornecido pela Arábia Saudita da Europa" levaram à constituição de movimentos e associações.

Caso a caso, cada movimento contou as suas experiências e a "uma só voz" apontaram a "união" como único caminho a percorrer no combate à "catástrofe, tragédia ou ataque brutal" da exploração mineral e recusaram para as suas regiões ganhem a designação de "El Dourado" do lítio.

Ouviram-se apelos para a participação na manifestação nacional marcada para dia 21, em Lisboa, intitulada "Não às minas" - "Contra a febre da mineração em Portugal" e ficou o repto para a constituição e formalização do Movimento de Intervenção Nacional pelo Ambiente (MINA).

Este mês, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes disse que, dos 12 territórios identificados em Portugal, foram excluídos três, por se encontrarem em "zonas sensíveis ou em parques naturais ou áreas protegidas", pelo que ao concurso para a prospeção de lítio vão apenas nove lotes.

Daqui, referiu, "resultará uma atividade de prospeção com regras ambientais extraordinariamente apertadas e qualquer passagem para a exploração é uma passagem que será sempre precedida de uma avaliação de impacto ambiental", reiterou.

Hoje, nas intervenções de cerca de dez minutos que couberam a cada movimento ou associação de contestação ao lítio, o poder autárquico e o Governo não ficaram isentos de culpas num processo que consideram de "contornos pouco claros, numa cabala que está a ser constituída em torno do lítio".

A "falta de transparência, de acesso a informação independente, a desinformação, a ausência de diálogo e de envolvimento com as populações, os interesses financeiros incomensuráveis" foram as principais críticas tecidas aos processos de mineração previstos para as várias zonas do país.

Com um "objetivo comum", os movimentos e associações deixaram, hoje, a garantia de que irão "resistir até às últimas consequências, recorrendo a todas as formas possíveis", desde os tribunais à luta, "dando o corpo às balas" para travar a "corrida ao lítio".

O lítio é um tema polémico em Portugal. De um lado estão os que temem os prejuízos ambientais resultantes da exploração e do outro os que defendem o lítio como energia de futuro, o investimento e os postos de trabalho.

A procura mundial pelo lítio, usado por exemplo na produção de baterias para automóveis ou telemóveis, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas suficientes para uma exploração comercial economicamente viável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório