Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aplicações para daltónicos premiada em concurso nacional de escolas

Aplicações para encontrar empresas que limpam terrenos e para ajudar os daltónicos e o resto do mundo a entenderem-se melhor são projetos de alunos do básico e secundário hoje premiados entre 22 finalistas apresentados na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Aplicações para daltónicos premiada em concurso nacional de escolas
Notícias ao Minuto

19:41 - 13/09/19 por Lusa

País Ensino

O concurso Apps for Good (Aplicações para o bem) é promovido pela organização internacional Center for Digital Inclusion e distinguiu a aplicação "Colour You", criada por cinco alunos do secundário do Instituto dos Pupilos do Exército.

A aplicação inclui testes diagnóstico para os níveis de daltonismo, um guia das cores mais problemáticas para os daltónicos e um identificador de cores através da câmara do telemóvel.

O vencedor no escalão ensino básico foi o "Must be green", criado por estudantes da Básica e Secundária do Levante da Maia, que tiveram a ideia de fazer uma aplicação de telemóvel para encontrar empresas que limpam terrenos florestais e agrícolas através do código postal e do distrito, conversar com os responsáveis das empresas e pedir orçamentos.

O segundo prémio do secundário foi atribuído ao projeto Coursly, do Agrupamento de Escolas Padrão da Régua, que se destina aos alunos que estão a escolher cursos superiores para seguir, com simuladores de médias e testes vocacionais.

Na categoria do ensino básico, o segundo prémio foi para o projeto Rescue Pet, um guia para quem se deparar com animais abandonados, criado por alunos do Agrupamento de Escolas de Sabóia.

Quanto ao terceiro prémio para o secundário, foi para POLUMAP, de alunos da Secundária Delfim Leite, que criaram uma aplicação para telemóvel para construir um roteiro em tempo real de fontes de poluição.

O terceiro prémio do básico foi atribuído a SOS Adolescência, dos alunos do Externato da Apresentação de Maria, que criaram um projeto que oferece dicas e soluções para ajudar os adolescentes a lidar com os problemas como o bullying ou outras questões específicas da sua idade, um projeto que ganhou também o prémio do público.

Os vencedores foram escolhidos de entre 22 finalistas apurados através de quatro encontros regionais realizados ao longo do ano.

Durante o período de aulas, professores de todas as disciplinas e os seus alunos podem aceder a ferramentas para criação de aplicações, com especialistas disponíveis que se ligam à sala de aulas através da Internet para esclarecer dúvidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório