Meteorologia

  • 17 SETEMBRO 2019
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Manuel Pinho: "É a terceira vez que venho cá e não me fazem perguntas"

O antigo ministro, arguido por corrupção e recebimento indevido de vantagem, saiu esta tarde do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) queixando-se por não ter sido interrogado.

Manuel Pinho: "É a terceira vez que venho cá e não me fazem perguntas"

Reiterando as afirmações que o advogado já tinha proferido ao início da tarde, Manuel Pinho queixou-se, no final da audição junto do DCIAP, em Lisboa, que não lhe foram feitas perguntas.

O antigo ministro, arguido por corrupção e recebimento indevido de vantagem no caso das rendas da EDP, dirigiu palavras de simpatia aos procuradores, mas críticas ao facto de ser chamado e não ser interrogado.

"Sou o principal interessado em que isto fique totalmente esclarecido e que, além disso, fiquem esclarecidas as relações entre os poderes políticos e económicos no que diz respeito ao setor da energia", adiantou, sublinhando que lhe foi feita apenas "uma questão".

"É a terceira vez que venho cá. Imagino que venha cá uma quarta vez, uma quinta", queixou-se. "É a terceira vez e não me fazem perguntas", reforçou.

O processo das rendas excessivas da EDP está há sete anos em investigação.

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou nulo o despacho do juiz Ivo Rosa que retirou o estatuto de arguido no processo EDP a Manuel Pinho e a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia.

A defesa de Manuel Pinho, que foi ministro da Economia e Inovação entre 2005 e 2009, interpôs recurso para o constitucional, aguardando ainda uma decisão.

Manuel Pinho foi constituído arguido no verão de 2017, tendo-lhe sido aplicado a medida de coação de TIR.

A Polícia Judiciária e o Ministério Público suspeitam que o ex-ministro socialista poderá ter recebido, de uma empresa do Grupo Espírito Santo, cerca de um milhão de euros entre 2006 e 2012.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório