Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

"O helicóptero ficou completamente tomado pelas chamas"

Bruno Fonseca, Comandante dos Bombeiros de Valongo, fez o primeiro ponto de situação após o acidente com a aeronave.

"O helicóptero ficou completamente tomado pelas chamas"
Notícias ao Minuto

19:24 - 05/09/19 por Notícias Ao Minuto

País queda de helicóptero

"O helicóptero ficou completamente tomado pelas chamas. Agora, poderá ter sido pelo desenvolvimento do incêndio como poderá ter sido no momento da queda ter criado uma nova ignição". Bruno Fonseca, Comandante dos Bombeiros de Valongo, descreveu assim o que ocorreu com a aeronave após ter caído, vitimando Noel Ferreira, o piloto e único ocupante do aparelho. 

"Hoje é um dia muito triste para os Bombeiros portugueses. Lamentamos a morte do Comandante Noel Ferreira, dos Bombeiros Voluntários de Cete, neste fatídico incêndio", começou por explicar.

"Já localizámos a aeronave e temos toda a certeza que há uma vítima mortal. Agora aguardamos as equipas competentes para fazerem a investigação deste acidente", afirmou, acrescentando que não tem informações de como este ocorreu. "Foi-me referenciado que provavelmente poderia ter acontecido essa situação [choque com cabos de alta tensão]", referiu posteriormente sem confirmar o ocorrido por "não ter informação apurada". 

Bruno Fonseca explicou que o helicóptero estava a fazer combate às chamas, acompanhado por uma brigada que fez o desembarque minutos antes do acidente. 

"[Era] um comandante com muita experiência e muito humilde. Fiz recruta com ele na Força Aérea em 1998 e lamento profundamente, enviando as minhas condolências", afirmou o Comandante de Bombeiros de Valongo sobre Noel Ferreira.

O incêndio "está em fase de rescaldo" e o grande objetivo é evitar reativações e reacendimentos durante a noite: "Sabemos que o vento o poderá criar durante o período noturno e irão ficar equipas no terreno para evitar estas situações", acrescentou Bruno Fonseca.

Os bombeiros foram acionados para o incêndio às 16h15 e no teatro de operações estiveram 96 operacionais acompanhados por 23 veículos. Estavam dois meios aéreos no combate no momento da queda.

[Notícia atualizada às 19h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório