Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco polícias britânicos investigados pela morte de português de 30 anos

André Moura morreu em julho do ano passado, depois de ter sido detido.

Notícias ao Minuto

18:21 - 20/08/19 por Filipa Matias Pereira

País André Moura

Cinco polícias britânicos estão a ser investigados pela morte de um cidadão português de 30 anos. André Moura morreu depois de ter sido detido na cidade de Oldham, em Inglaterra, em julho de 2018.

Os agentes da polícia de Manchester estão a ser investigados pela Crown Prosecution Service - o principal órgão público para a condução de processos criminais em Inglaterra.

Os polícias estão acusados de má conduta durante o exercício de cargos públicos. Para além disso, um dos polícias está ainda acusado de agressão com danos corporais.

Detalha a BBC que André Moura foi detido depois de relatos de um "incidente doméstico" na noite de 6 de julho do ano passado.

O homem foi detido pelas autoridades e o momento foi inclusive captado em vídeo, por um vizinho que questiona os agentes sobre se não estão a adotar uma conduta excessiva. À chegada à esquadra, o português estava já inconsciente.

Uma ambulância foi chamada e André Moura encaminhado para uma unidade hospitalar, tendo o óbito sido declarado no dia seguinte no Tameside Hospital.

De acordo com o Gabinete Independente de Conduta Policial, citado pela BBC, a autópsia realizada foi inconclusiva e será então necessário um inquérito mais aprofundado para avaliar a causa da morte de André Moura.

A diretora do Gabinete Independente de Conduta Policial, Amanda Rowe, descreveu o caso como "muito sério e sensível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório