Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Falsa funcionária da Segurança Social julgada no Funchal por 17 crimes

Uma mulher de 38 anos, que se apresentava como falsa funcionária da Segurança Social, começa a ser julgada em dezembro no Funchal acusada de 17 crimes de furto, nas formas qualificada e simples, consumada e tentada.

Falsa funcionária da Segurança Social julgada no Funchal por 17 crimes
Notícias ao Minuto

12:40 - 11/11/13 por Lusa

País Furto

No despacho de acusação, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, lê-se que a arguida, desempregada, como "não possuía rendimentos nem bens que lhe permitissem o seu sustento e do seu agregado familiar, gizou um plano" para se apropriar de dinheiro e de objetos com valor económico, "concretamente artigos e joias em ouro", que vendia nas lojas de compra e venda de ouro usado na cidade do Funchal.

"Para o efeito decidiu abordar pessoas idosas na via pública, nas unidades hospitalares, nas instalações da Segurança Social e nas suas próprias residências, onde acabou por entrar" intitulando-se como "funcionária da Segurança Social ou voluntária de instituições de solidariedade social ou funcionária de outras instituições públicas", refere o Ministério Público (MP).

Segundo o MP, nestes locais a mulher encetava diálogo com as vítimas, prometendo "ajudá-las com alimentos, subsídios e resolução de outras questões", ganhando, dessa forma, a confiança daquelas.

O primeiro dos crimes terá sido cometido em maio de 2012, nas instalações da Segurança Social, com a arguida a assumir-se como funcionária desta entidade perante uma idosa de 79 anos, a quem se predispôs ajudar.

Aproveitando o facto de a ofendida lhe ter pedido para tirar um papel da mala, a suspeita furtou 115 euros e, já na rua, onde acompanhou a vítima até à paragem do autocarro, retirou-lhe um fio em ouro com uma medalha.

O MP adianta que, noutra ocasião, depois de também na Segurança Social ter estabelecido diálogo com nova vítima, fazendo-se passar por funcionária do Instituto de Habitação, a arguida deslocou-se a casa da ofendida, onde furtou 4.410 euros, em peças de ouro e dinheiro.

Já este ano, a 01 de março, a acusada, que se encontra em prisão preventiva, abordou um casal à porta de sua casa que esperava pelo carteiro que lhes trazia os vales da reforma, acabando por o acompanhar a uma estação dos CTT.

Após o casal ter recebido os 600 euros, a arguida, aproveitando-se de uma distração daquele, retirou-lhe o dinheiro, tendo as vítimas ficado nesse mês "numa situação económica delicada, pois essa é a sua única fonte de rendimentos", sustenta o MP.

O julgamento, por um tribunal coletivo, tem início previsto para o dia 04 de dezembro, às 09:15, nas Varas de Competência Mista do Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório