Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Governo aprova carreiras especiais na PJ. Greve pode ser cancelada

A informação está a ser avançada pela TVI24.

Governo aprova carreiras especiais na PJ. Greve pode ser cancelada
Notícias ao Minuto

14:19 - 25/07/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Greve

A ASFIC-PJ - Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária admite cancelar a greve ao trabalho realizado pelos inspetores entre as 17h00 e as 9h da manhã (horário suplementar). A informação surge depois de terem sido aprovadas em sede de Conselho de Ministros três novas carreiras especiais e uma nova estrutura da PJ.

O diploma estabelece ainda o estatuto profissional dos trabalhadores da PJ, "reconhecendo e valorizando profissionalmente o papel destes trabalhadores no desempenho de funções tecnicamente diferenciadas, e que são essenciais na prossecução da missão daquela polícia", de coadjuvação das autoridades judiciárias no combate à criminalidade violenta e altamente organizada e complexa, incluindo a criminalidade económico-financeira.

Na mesma reunião do Conselho de Ministros, foi também aprovado o decreto-lei que aprova a nova estrutura organizacional da PJ.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da estrutura sindical, Ricardo Valadas, revelou que no final da noite de quarta-feira houve um "enorme progresso" com um documento apresentado pela tutela que, "não sendo perfeito, pode ser uma capacitação da PJ" como pretendem.

"Não desconvocámos a greve. Nós na direção entendemos que não há razão para a manter, mas serão os associados a decidir, na segunda ou na terça-feira", afirmou o dirigente sindical, apesar de a TVI24 estar a avançar desde já que o cancelamento da greve está certo.

Recorde-se que a ASFIC-PJ entregou no final da semana passada um pré-aviso de greve dando conta do início da greve para 2 de agosto.

No pré-aviso a associação sindical fazia um ultimato no qual dava "uma semana" ao Governo "para concretizar as promessas de reconhecer um estatuto da carreira digno aos profissionais e de reforçar o combate à corrupção".

Porque, sustentava o comunicado da ASFIC-PJ, "só assim consegue impedir uma greve que vai provocar danos irreparáveis na PJ, na Justiça e na confiança dos portugueses em quem gere os destinos do País".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório