Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Promulgada revisão do Programa Nacional do Ordenamento do Território

O Presidente da República promulgou hoje a primeira revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território (PNPOT), "esperando que a respetiva aplicação corresponda efetivamente às expetativas suscitadas no momento da aprovação".

Promulgada revisão do Programa Nacional do Ordenamento do Território
Notícias ao Minuto

21:41 - 23/07/19 por Lusa

País Presidenciais

A primeira revisão do PNPOT foi aprovada em votação final global na Assembleia da República em 14 de junho, com os votos a favor do PS, contra do PCP e a abstenção das restantes bancadas.

"Esperando que a respetiva aplicação corresponda efetivamente às expetativas suscitadas no momento da aprovação, o Presidente da República promulgou o diploma que procede à primeira revisão do Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território, revogando a Lei n.º 58/2007, de 04 de setembro", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

O diploma agora promulgado é um texto de substituição aprovado pela comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação com origem numa proposta de lei do Governo.

O articulado estabelece que o PNPOT visa assegurar "princípios da coesão territorial e da competitividade externa, os desafios e opções estratégicas e o modelo territorial constantes do relatório, bem como as medidas de política, os compromissos e as diretrizes constantes do programa de ação".

A revisão do atual programa, em vigor desde 2007, tem como objetivos apontar a matriz do modelo territorial e de ação para o horizonte até 2030.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório