Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Fogos de Vila de Rei, Sertã e Mação com quase 9 mil hectares ardidos

Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais aponta para uma área ardida de 8.896 hectares, entre Vila de Rei, Sertã e Mação.

Fogos de Vila de Rei, Sertã e Mação com quase 9 mil hectares ardidos

Os incêndios que deflagraram ao início da tarde de sábado queimaram uma área total de 8.896 hectares entre Vila de Rei, Sertã e Mação, de acordo com o atual balanço apresentado na página online do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), que pode ver na imagem acima.

Recorde-se que em causa estão os vários incêndios que deflagraram, quase em simultâneo, no distrito de Castelo Branco, no sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, no distrito de Santarém.

Vasco Estrela, autarca de Mação, em Santarém, já havia indicado, esta manhã, que existiam "5.000 hectares de área ardida no concelho de Mação".

A Proteção Civil indicou, ao início da tarde desta segunda-feira, que o fogo que lavra em Vila de Rei estava dominado em 90%, alertando porém para zonas "muito quentes", tendo sido anunciados reacendimentos durante a tarde, resultado também do tempo quente e ventos fortes.

Sublinhe-se que Espanha disponibilizou, "de imediato", dois aviões pesados anfíbios, que irão ajudar no combate ao incêndio que deflagrou em Vila de Rei, depois de Portugal ter solicitado "assistência bilateral" àquele país.

Às 18h40, segundo a página da Autoridade nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), encontravam-se a combater o incêndio de Vila de Rei e Mação 1.087 operacionais, apoiados por 331 viaturas e 17 meios aéreos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório