O tradicional desfile das Forças Armadas francesas no 14 de julho, ou dia da Bastilha, contará também com a participação de um contingente militar português que desfilará na Avenida dos Campos Elísios.
Marcelo Rebelo de Sousa estará na maior festa nacional francesa, em Paris, a convite de Emannuel Macron, numa parada que decorrerá este ano sob o mote 'Agir em conjunto' homenageando as forças dos países que fazem parte da Iniciativa Europeia de Intervenção.
Esta força é coordenada pela França e reúne 10 países europeus, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, Holanda, Portugal e Reino Unido, que terão as respetivas forças armadas representadas.
A Força Área portuguesa enviará um avião C295 tripulado por quatro militares nacionais, dois oficiais e dois sargentos. Esta aeronave tem tido intervenções nas missões da agência Frontex e tem estado deslocada em Itália e Espanha, cumprindo missões ao abrigo da cooperação entre os países da União Europeia.
A comitiva do Exército português será composta por sete paraquedistas do Regimento n.º10 de Aveiro que fizeram parte da 4.ª Força Nacional Destacada na República Centro Africana e regressaram em março deste ano da sua missão.
A Marinha marcará presença com cerca de 15 militares, entre oficiais, sargentos e praças, tendo todos participado em missões de cooperação próxima com a França. Uma delas foi a Corymbe, no Golfo da Guiné, um exercício conjunto coordenado por França e por Espanha e a outra foi a escolta do mais novo porta-aviões da Armada francesa, o Charles de Gaulle, pela fragata Corte-Real.