Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Com ossos entalados na garganta tinha de esperar horas para ser atendida

Britânica, de 84 anos, estava de férias no Algarve quando sofreu o acidente.

Com ossos entalados na garganta tinha de esperar horas para ser atendida

Uma mulher britânica, de 84 anos, regressou ao Reino Unido para ser tratada porque tinha dois ossos entalados na garganta, depois de lhe terem dito que tinha de esperar várias horas para ser assistida nas urgências do Hospital de Portimão.

Joan Whitehorn, que estava de férias no Algarve, onde o filho Stephen mora desde 2003, estava a comer entrecosto de porco, na noite de 7 de junho, quando engoliu dois ossos, com cerca de cinco centímetros.

Ao jornal Metro, o filho da idosa conta que a mãe engasgou-se e tinha dificuldades em respirar. Ao dirigirem-se ao Hospital de Portimão foi-lhes dito que teriam de esperar cerca de dez horas para Joan ser vista por um otorrinolaringologista.

Como a idosa tinha a viagem de regresso a Londres no dia seguinte, decidiu não esperar.

Já no dia 9 de junho, Joan dirigiu-se ao Princess Royal University Hospital, no sul de Londres, onde, após fazer um raio-X, os médicos a informaram de que tinha de ser submetida a uma operação de urgência pois corria risco de vida. Os ossos tinham perfurado o esófago e estavam alojados no fundo da garganta, prejudicando o normal funcionamento do coração e dos pulmões.

Notícias ao MinutoOssos retirados de garganta de idosa© DR

Depois da operação, Joan teve ainda de ser alimentada através de uma sonda, durante uma semana.

Neste momento, a britânica já em casa e praticamente recuperada, contudo, o filho admitiu processar o Hospital de Portimão. “Se lhe tivessem feito um raio-X teriam detetado os ossos e feito alguma coisa, disse à imprensa inglesa Stephen.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório