A chuva está de regresso esta sexta-feira a Portugal continental, esperando-se também uma descida de temperatura, em especial da máxima, de acordo com a previsão do Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas regiões Norte e Centro, o IPMA prevê "céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral, em especial a partir da tarde".
Esperam-se "períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir da manhã no litoral,
mais frequentes a partir do final da tarde" e o vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas a partir do final da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h".
Está prevista uma "pequena descida de temperatura, em especial da máxima e no interior".
Já na região Sul, também é esperado "céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo no Baixo Alentejo e Algarve".
O vento vai soprar "fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, temporariamente sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Espichel durante a tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 km/h".
Prevê-se uma "descida da temperatura máxima, mais significativa na costa sul do Algarve".
As temperaturas mínimas vão oscilar 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).
A previsão para o fim de semana, note-se, é semelhante. Tanto sábado como domingo são esperados períodos de céu nublado e de chuva, sobretudo no Norte e Centro. Além disso, as temperaturas deverão continuar a descer.
Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio
Apesar da descida de temperaturas, esta sexta-feira, mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro estão em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Há ainda vários concelhos do interior norte e centro e Algarve que apresentam perigo muito elevado de incêndio rural.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira em alguns distritos.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Leia Também: Mais de 50 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio