Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Debate de processo de fraude no setor da cortiça começa amanhã

O debate instrutório de um processo com 169 arguidos alegadamente envolvidos numa mega fraude fiscal no setor da cortiça está marcado para quarta-feira, no cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

Debate de processo de fraude no setor da cortiça começa amanhã
Notícias ao Minuto

18:49 - 02/07/19 por Lusa

País Justiça

O início da diligência com intervenção do procurador do Ministério Público (MP) e dos advogados, que visa permitir uma discussão perante o juiz sobre a existência de indícios suficientes para submeter, ou não, os arguidos a julgamento, está agendado para as 9h30.

A instrução tem decorrido no Tribunal da Feira, mas devido ao elevado número de arguidos e advogados, a juíza encarregue do processo decidiu transferir o debate instrutório para o auditório do cineteatro António Lamoso.

O processo, que foi declarado de especial complexidade, conta com 169 arguidos (114 pessoas singulares e 55 empresas) que estão acusados de um total de 482 crimes de fraude fiscal e três de falsidade informática.

O MP requereu ainda que seja declarada perdida a favor do Estado a quantia de 25,7 milhões de euros que correspondem à vantagem patrimonial alegadamente obtida pelos arguidos com a prática do crime.

Em causa está um esquema de faturas falsas que terá funcionado durante cerca de seis anos, entre 2010 e 2016, com o objetivo de obter vantagens fiscais indevidas em sede de IVA e IRC, anulando ou reduzindo o valor do imposto a entregar ao Estado.

De acordo com a acusação consultada pela Lusa, os empresários do setor corticeiro compravam faturas fictícias, a troco de recompensas pecuniárias, a diversos indivíduos que vendiam as faturas emitidas em nome de firmas de fachada e sem atividade real.

Dois dos arguidos aguardam o evoluir do processo sujeitos, para além do Termo de Identidade e Residência, às medidas de coação de prestação de caução no valor de 15 mil euros cada um.

Estes arguidos estão ainda proibidos de contactar os emitentes das faturas, de se ausentarem para o estrangeiro e estão sujeitos à obrigação de apresentação periódica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório