Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Clube dos Pensadores chega ao fim depois de quase 14 anos de atividade

O Clube dos Pensadores, responsável pela realização de perto de 130 debates com figuras como Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa ou Rui Rio, chega agora ao fim, depois de quase 14 anos de atividade, anunciou o fundador.

Clube dos Pensadores chega ao fim depois de quase 14 anos de atividade
Notícias ao Minuto

14:58 - 27/06/19 por Lusa

País CdP

Numa nota enviada à Lusa, o Clube fundado por Joaquim Jorge, cuja atividade foi sempre desenvolvida no concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, explica que à data da sua criação, em março de 2006, "havia um défice de debate público", que não se verifica nos dias de hoje.

"Hoje em dia há debates para todos os gostos e feitios, deste modo, já não se justifica a sua existência. Quando se iniciou havia uma enorme sede de participação dos cidadãos", sublinha.

Ao longo de quase 14 anos, refere-se na nota, o Clube do Pensadores (CdP) procurou cumprir com o que se propôs, afirmando-se como "um espaço aberto e de reflexão como essência da democracia" e procurando "lutar contra o desinteresse na política e pela aproximação entre os cidadãos e a política"

"É preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime. A abstenção é alarmante e é um dos calcanhares de Aquiles do nosso regime, a que não é alheio todos os casos de corrupção", lê-se no comunicado divulgado hoje.

Pelo CdP passaram figuras ligadas à política como o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, o atual e o ex-presidente do PSD, Rui Rio e Pedro Passos Coelho, ou ainda os líderes do Bloco de Esquerda, do PCP e do CDS-PP, entre outros.

Naquele fórum marcaram ainda presença nomes ligados a áreas tão vastas como a música, o desporto, a comunicação social, a ciência, o sindicalismo, a justiça ou mesmo ao mundo empresarial, como são exemplo os empresários Belmiro de Azevedo ou Alexandre Soares dos Santos.

Ao longo de mais de uma década, a intervenção do CdP passou "pelos debates, blogue aberto aos cidadãos, palestras, publicação de livros, artigos de opinião, comentário e análise política", fomentados pelo seu fundador Joaquim Jorge que, sublinha o CdP, "sempre se preocupou com o processo, mas nunca com o resultado, deste modo não teve consequências, mas tornou-se uma marca".

"Tudo na vida tem um princípio e um fim. O Clube dos Pensadores foi um projeto de cidadania que agora chega ao seu final, contudo, Joaquim Jorge vai continuar a sua intervenção cívica com um novo projeto: criou uma Plataforma de Candidatura à CM Matosinhos 2021 - Matosinhos Independente", lê-se no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório