Meteorologia

  • 21 JULHO 2019
Tempo
26º
MIN 22º MÁX 31º

Edição

"Portugal tem sido um exemplo" na integração dos refugiados

A opinião é de Marcelo Rebelo de Sousa, que defende que a Europa tem de adotar uma posição em relação aos emigrantes e aos refugiados.

"Portugal tem sido um exemplo" na integração dos refugiados

O tema dos refugiados foi alvo de escrutínio, esta quinta-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa. No entendimento do Presidente da República, a "Europa tem muito a fazer" neste domínio e "não pode adiar ter uma política comum sobre emigrantes e refugiados".

A que existe, considera, "não é pacífica", já que "uns países aplicam e outros não". A Europa "tem de ter uma posição comum sobre isso, nem que mais não seja permitir que aqueles que queriam possam, através de acordos bilaterais, irem preenchendo os vazios que os outros não querem preencher".

Neste tema, advoga o chefe de Estado, "Portugal tem sido um exemplo". Temos recebido "um número muito significativo em termos europeus. Estamos, aliás, nos cinco países que mais recebe [refugiados]. Temo-lo feito de forma calma, serena, pacífica, por todo o país".

Marcelo defende ainda ter testemunhado a "integração nos sítios mais imprevisíveis, desde o litoral até ao interior e esta tem-se feito com bom senso, de forma a manter o acordo nacional".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório