Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ponte de Lima decreta um dia de luto municipal por morte de Zé Cachadinha

A Câmara de Ponte de Lima decretou hoje um dia de luto municipal pelo cantador ao desafio José da Silva Sousa, localmente conhecido por Zé Cachadinha, com o executivo a manifestar um voto de pesar pelo seu falecimento.

Ponte de Lima decreta um dia de luto municipal por morte de Zé Cachadinha
Notícias ao Minuto

19:42 - 11/06/19 por Lusa

País Ponte de Lima

Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo, adiantou que o luto municipal será cumprido, na quarta-feira, dia em que se realiza o funeral de Zé Cachadinha.

José da Silva Sousa morreu, na segunda-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

"Com a sua morte, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio", refere a autarquia de Ponte de Lima.

Para o executivo municipal, liderado por Victor Mendes (CDS-PP), desapareceu "um dos intérpretes maiores dos cantares tradicionais".

"Natural da freguesia de Bárrio, Ponte de Lima, foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das nossas seculares festas e tradições. O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo", sublinha a autarquia.

Na nota, o executivo adiantou "associar-se a todos os que lamentam a perda inestimável de um alto representante e embaixador do património cultural imaterial da região e manifesta à família enlutada as mais sentidas condolências".

"Atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa Terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do homem e artista que foi o José da Silva Sousa, colocando-se a bandeira de Ponte de Lima a meia haste", destaca a nota enviada à imprensa.

O corpo encontra-se câmara ardente na Capela de Nossa Senhora da Abadia, no Bárrio, saindo na quarta-feira, para a Igreja Paroquial do Bárrio, realizando-se depois a missa de corpo presente às 18:30, seguida do funeral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório