Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Governo português recomenda prudência nas próximas horas na Venezuela

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, aconselhou hoje a comunidade portuguesa e lusodescendente residente na Venezuela a adotar medidas de segurança e comportamentos prudentes nas próximas horas, face à situação que se vive no país.

Governo português recomenda prudência nas próximas horas na Venezuela
Notícias ao Minuto

13:21 - 30/04/19 por Lusa

País Secretário de Estado

O governante, que cancelou uma visita ao Canadá devido à situação na Venezuela, adiantou ainda que o Governo português está a acompanhar "de perto" o evoluir da situação, sendo para já "prematuro" pronunciar-se em qualquer dos sentidos, tendo em conta "a escassa informação" que existe.

"No que diz respeito à comunidade portuguesa aconselhamos que procurem manter o contacto com o embaixador, caso venha a ser necessário, com o movimento associativo que é uma estrutura de enquadramento importante e que tomem também medidas de segurança e procurem agir com prudência", disse à Lusa José Luís Carneiro, sublinhando que "as próximas horas serão decisivas no evoluir da situação".

Adiantou ainda que o governo português está a acompanhar "de perto" o evoluir da situação, sendo para já "prematuro" pronunciar-se, tendo em conta "a escassa informação" que existe.

"É prematuro neste momento pronunciarmo-nos em quaisquer sentidos considerando a escassa informação que existe. Neste momento, os conselhos são de solicitar aos cidadãos que evitem comportamentos imprudentes. Devem ter todo o cuidado e, se possível, evitarem os lugares de maior afluxo e concentração, na medida em que o evoluir da situação pode provocar rave insegurança", recomendou.

Foram também tomadas medidas de segurança por parte do embaixador relativamente aos consulados gerais de Caracas e Valência e à própria embaixada, tendo sido determinado que os funcionários se devem manter em casa e evitar deslocar-se para os respetivos postos.

O autoproclamado Presidente da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou hoje que os militares deram "finalmente de vez o passo" para o acompanhar e conseguir "o fim definitivo da usurpação" do Governo do Presidente Nicolás Maduro.

"O 01 de maio, o fim definitivo de usurpação começou hoje", disse Guaidó num vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter, no qual está acompanhado por um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

O Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou, por seu lado, que está a enfrentar um golpe de Estado, de "um reduzido grupo de militares traidores" que estão a ser neutralizados.

"Informamos o povo da Venezuela que neste momento estamos a enfrentar e desativar um reduzido grupo de militares traidores que se posicionaram no Distribuidor Altamira (leste de Caracas), para promover um golpe de Estado contra a Constituição e a paz da República", anunciou o ministro venezuelano de Comunicação e Informação na sua conta do Twitter.

Segundo Jorge Rodríguez "a esta tentativa" de golpe "uniu-se a ultradireita golpista e assassina, que anunciou a sua agenda violenta desde há meses".

Nos consulados de Caracas e Valência estão inscritos 180 mil portugueses e luso-descendentes.

José Luís Carneiro vai regressar a Portugal para "acompanhar a situação e em função do evoluir tomar as diligências necessárias", adiantou à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório