Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Portugueses contactados "estão bem". Viúva de Rui Lucas já regressou

Fonte da secretaria de Estado das Comunidades indicou ao Notícias ao Minuto que 35 cidadãos nacionais já contactaram o Gabinete de Emergência Consular, no Sri Lanka, e "estão bem". Viúva do cidadão português que morreu no ataque já regressou a solo nacional.

Portugueses contactados "estão bem". Viúva de Rui Lucas já regressou

Pelo menos 35 cidadãos nacionais já contactaram o Gabinete de Emergência Consular, no Sri Lanka, e "transmitiram a informação de que se encontram bem e permanecem no país, ou de que estão bem e vão regressar a Portugal", confirmou ao Notícias ao Minuto fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

"Os cidadãos portugueses têm sido informados dos procedimentos que devem ter em conta, incluindo a consulta ao Portal das Comunidades, onde constam os conselhos aos viajantes", indicou a mesma fonte, sublinhando que o aeroporto de Colombo está em funcionamento e é possível sair do país.

A viúva de Rui Lucas, o cidadão português que perdeu a vida nos ataques, também já regressou a Portugal. "O Estado português prestou apoio consular à cidadã através da ação da Cônsul Honorária de Portugal em Colombo e da Embaixada em Nova Deli. Apoiou também o seu regresso a Portugal e na ocasião da sua chegada ao país".

É também reforçado que o processo de trasladação do corpo de Rui Lucas para Portugal está a ser acompanhado pelo Estado português, "em diálogo com a família".

O jovem de 31 anos, natural de Viseu, estava no Sri Lanka com a mulher em lua de mel, tendo contraído matrimónio no sábado, dia 13 de abril. Os dois portugueses estavam no Hotel Kingsbury, na cidade de Colombo, um dos alvos dos ataques bombistas. A vítima mortal estava a tomar o pequeno-almoço, no restaurante do hotel, quando se deu a explosão. A mulher tinha saído para ir à casa de banho.

O Sri Lanka foi esta madrugada de domingo palco de um ataque concertado que envolveu, no total, oito explosões, ocorridas com recurso à colocação de bombas artesanais e alguns bombistas suicidas, em quatro hotéis, um complexo residencial e três igrejas. O último balanço é de 290 mortos e cerca de 500 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório