Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sindicato da Construção quer apoio dos Municípios para fiscalizar gruas

O Sindicato de Construção de Portugal quer fiscalizar todas as gruas a operar no país e para o efeito vai pedir uma reunião com caráter de urgência à Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi hoje anunciado.

Sindicato da Construção quer apoio dos Municípios para fiscalizar gruas
Notícias ao Minuto

14:04 - 22/04/19 por Lusa

País Albano Ribeiro

O presidente do sindicato, Albano Ribeiro disse em conferência de imprensa ter sido "a segunda grua da mesma empresa a cair no Porto" no espaço de dois meses, somando o acidente verificado no sábado nas Fontainhas ao ocorrido em fevereiro na rua da Torrinha.

"Vamos pedir uma reunião ao presidente da Associação Nacional de Municípios, mas também terá que haver uma intervenção da comissão quadripartida", disse o sindicalista para quem o "desafio é que em todo o país, começando no Porto, durante 15 dias se fiscalizem todas as gruas".

A comissão quadripartida a que aludiu o dirigente sindical foi exigida pelo sindicato em fevereiro, numa parceria que integra a Câmara do Porto, associação patronal e Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para prevenir acidentes mortais no setor, mas que ainda não avançou.

Na origem do acidente nas Fontaínhas, segundo o sindicalista, a par de as "cavilhas [que ligavam a sapata à torre] terem saltado", esteve o facto de se tratar de "uma sapata obsoleta numa grua que há muito anos deveria estar na Siderurgia Nacional".

"A situação podia ter sido evitada se não tivesse havido negligência grosseira", denunciou Albano Ribeiro, explicando que "quando se coloca uma grua tem de se verificar se o lastro está em condições para aguentar a carga", situação que segundo a observação que fez no local "não aconteceu".

E prosseguiu: "Não posso estar mais de acordo com a medida anunciada pelo presidente da Câmara do Porto [de começar imediatamente uma fiscalização a todas as gruas a operar na cidade].

Defendendo a implementação a nível nacional da medida exigida por Rui Moreira, o dirigente sindical reiterou que "só não caíram mais gruas" no Porto porque o "inverno não foi muito agreste".

"Tem de haver prevenção para haver segurança. Os trabalhadores têm de saber onde estão a montar a grua e se têm condições para a montar. Isto não está a acontecer, mas vai ter de acontecer", vincou.

Na conferência de imprensa foram feitas também críticas à Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT), entendendo Albano Ribeiro que esta "não deve existir só para quando acontece um acidente", mas devendo "ter uma intervenção pedagógica" para evitar o acidente.

"É nestas pequenas obras que estas condições se colocam com maior gravidade", reiterou Albano Ribeiro, que confirmou pertencerem ambas as gruas à empresa Somirav SA, de Guimarães.

A Lusa tentou obter uma reação da empresa, mas, até ao momento, não foi possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório