Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Estratégia para reutilização da água em Portugal em debate na sexta-feira

A estratégia de Portugal para a reutilização da água estará em debate em Lisboa na sexta-feira, Dia Mundial da Água, na conferência "Água -- Novas Abordagens", que pretende colocar o tema em reflexão nos vários setores da sociedade.

Estratégia para reutilização da água em Portugal em debate na sexta-feira

"O aumento das necessidades de água para os diferentes usos e a diminuição das disponibilidades existentes, agravadas pelos efeitos das alterações climáticas, implica que sejam definidas alternativas que permitam o desenvolvimento sustentável das várias atividades económicas e sociais", escreve a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) numa nota de apresentação da iniciativa, que reunirá técnicos e que terá a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética a tutela, João Pedro Matos Fernandes.

Em janeiro, o governo comprometeu-se a apresentar por esta altura a Estratégia Nacional para a Utilização de Águas Residuais Tratadas, com "exemplos no terreno" a partir do próximo ano.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, lembrou então as metas do governo de chegar a 2030 com pelo menos 20% de utilização de águas residuais.

Essas águas provêm de estações de tratamento (ETAR), que processam atualmente mais de dois milhões de metros cúbicos por ano, em 52 instalações da responsabilidade de 20 entidades gestoras.

O governante exemplificou que a eficiência passa por não usar "água tão nobre como a da rede pública" para regar jardins, lavar ruas e contentores ou fazer refrigeração industrial.

Na sexta-feira, a APA pretende relembrar que, face à procura crescente, a reutilização é uma alternativa que contribui para o uso sustentável dos recursos hídricos.

"A nível global, a reutilização da água expandiu-se desde a rega agrícola ou de espaços verdes e de usos urbanos restritos até usos potáveis (indiretos e diretos)", lê-se no comunicado da agência.

A APA frisa que as águas residuais tratadas passaram a ser encaradas como "uma nova fonte de água" adicional ou alternativa para múltiplos fins.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório