Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro garante reconhecimento de graus e continuidade de financiamento

O ministro da Ciência afirmou hoje que Portugal e o Reino Unido continuarão a manter o reconhecimento de graus científicos e a colaboração na investigação, que o governo britânico já garantiu que continuará a financiar mesmo fora da União Europeia.

Ministro garante reconhecimento de graus e continuidade de financiamento
Notícias ao Minuto

14:35 - 19/03/19 por Lusa

País Brexit

"O 'Brexit' pode levar a um crescente clima de incerteza na Europa em áreas específicas, mas nesta não", afirmou Manuel Heitor numa audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

O ministro afirmou que o principal problema de uma saída sem acordo do Reino Unido da União Europeia seria a continuação do financiamento a projetos do Horizonte 2020 (H2020), o programa europeu para a investigação que estará em vigor até 2020, mas o governo de Londres já garantiu numa carta aos seus parceiros que manterá os compromissos.

Em Portugal, há atualmente mais de 700 projetos apoiados pelo H2020 com equipas em que participam cidadãos do Reino Unido, e há 24 investigadores a fazer doutoramento e 44 a fazer mestrado, disse Manuel Heitor.

Os estudantes britânicos em Portugal manterão as condições com que entraram, de cidadãos europeus, e só os que entrarem após uma eventual saída do Reino Unido sem acordo com a União Europeia virão a ter estatuto de estudantes internacionais.

Quanto ao reconhecimento de graus e reciprocidade entre os dois países, "nada se altera", declarou, reiterando que a "relação diplomática do reino Unido com a Europa" será diferente do âmbito da colaboração na investigação científica.

Questionado por vários grupos parlamentares sobre a continuidade do Reino Unido no programa europeu de intercâmbio de estudantes e investigadores Erasmus, Manuel Heitor afirmou que já há vários países não europeus na rede e que a troca de alunos se faz com acordos entre instituições individuais.

O ministro da ciência britânico estará em Lisboa de 08 a 10 de julho para a conferência Ciência 2019, adiantou Manuel Heitor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório