Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Instituto Hidrográfico tem potencial para ser dos melhores do mundo

O ministro da Defesa salientou hoje a utilidade do Instituto Hidrográfico da Marinha para a sociedade em geral, afirmando que pode ambicionar a "ser um dos grandes centros desta natureza no mundo".

Instituto Hidrográfico tem potencial para ser dos melhores do mundo
Notícias ao Minuto

16:14 - 13/03/19 por Lusa

País João Gomes Cravinho

João Gomes Cravinho falava à Lusa à margem da assinatura de um memorando de entendimento entre o Instituto e o Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIRCentre), que vão partilhar recursos e conhecimentos na investigação oceânica.

As capacidades do Instituto incluem a monitorização dos oceanos para aplicar à cartografia, combate à poluição e outras áreas, um "manancial de informação que permite um leque variado de utilizações", referiu João Gomes Cravinho, mantendo "uma dimensão de segurança sempre necessária".

"Apenas agora estamos a começar a compreender a economia azul e Portugal, com o imenso mar sob sua responsabilidade, pode ser um dos grandes beneficiários", afirmou, referindo-se à exploração sustentável dos recursos marinhos e das possibilidades de criar novos negócios e empregos.

As áreas de trabalho comuns identificadas no protocolo são, entre outras, o combate à poluição nos oceanos, adaptação e mitigação de impactos das alterações climáticas e sistemas de energia sustentável.

O AIRCentre pretende reunir investigação em áreas como espaço, oceanos, alterações climáticas e processamento de dados e envolve países Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe, tendo o Reino Unido e a África do Sul como países observadores.

Deverá arrancar em junho e a sede definitiva do centro ainda não está escolhida, mas está a ser analisada a possibilidade de serem utilizadas infraestruturas deixadas livres pela Força Aérea norte-americana, no âmbito da redução militar na base das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores.

O ministro da Ciência, Manuel Heitor, referiu à Lusa que através do Instituto Hidrográfico da Marinha, o AIRCentre terá acesso a outras instituições congéneres, como o espanhol, com o qual já está marcada uma reunião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório