Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Idoso apanhado pela GNR com oito lampreias

Captura de lampreia está interdita na Ria de Aveiro até dia 15 de março.

Idoso apanhado pela GNR com oito lampreias
Notícias ao Minuto

17:52 - 12/03/19 por Natacha Nunes Costa

País Torreira

A GNR apreendeu oito lampreias, esta terça-feira, a um homem de 78 anos, na localidade da Torreira, concelho da Murtosa.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades explicam que o idoso, que foi apanhado durante uma fiscalização rodoviária, não podia transportar as lampreias porque não tinha qualquer documento de acompanhamento que justificasse a sua proveniência, nem o dia da captura.

O condutor confessou que as tinha capturado na Ria da Aveiro com o objetivo de as comercializar no seu estabelecimento de restauração.

Além de terem identificado o homem, os militares da GNR elaboraram um auto de notícia por contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37.500 euros.

As lampreias, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao meio natural.

A GNR recorda que a captura de lampreia está interdita na Ria de Aveiro por estar a decorrer o período de defeso, o qual teve início no dia 5 de março e terá o seu términos no dia 15 deste mês.

Salienta ainda a força militar que a captura ilegal de lampreia coloca em causa a conservação desta espécie migradora anádroma, sendo necessário dar continuidade às políticas de gestão que visam a exploração sustentável desta espécie protegida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório