Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Prisão de Caxias aumenta capacidade de lotação após instalações renovadas pelos reclusos

O Estabelecimento Prisional de Caxias vai quase duplicar a sua capacidade de lotação, depois de concluídas as obras de renovação das instalações, em 2014, um trabalho desenvolvido pelos próprios reclusos que terão condições mais dignas de alojamento.

Prisão de Caxias aumenta capacidade de lotação após instalações renovadas pelos reclusos
Notícias ao Minuto

08:40 - 26/09/12 por Lusa

País Edifício

Paredes esburacadas, azulejos partidos, canalização enferrujada à vista e bancos partidos são um cenário que, para os reclusos do 3.º piso à direita, já faz parte do passado. Agora, as condições de higiene são dignas, as paredes ganharam cor e até existe um novo sistema electrónico para chamar os guardas prisionais à cela.

A primeira fase de obras, que arrancou há um ano, será inaugurada hoje e pertence a um plano que contempla três fases. A etapa seguinte será a de requalificar o 3.º piso esquerdo - deverá estar concluída em Setembro de 2013 - e a última fase será a de renovar o 2.º piso direito e o rés-do-chão.

No final de todas obras, previsto para 2014, a capacidade de lotação da prisão de Caxias irá aumentar de 270 para 505 lugares.

As obras de renovação são realizadas pelos próprios reclusos que, assim, conseguem melhorar as suas condições de alojamento, ao mesmo tempo que vêem passar os dias e quase sem dar por isso.

A cumprir pena há três anos e oito meses por furto, Paulo Ladeira foi o carpinteiro de serviço no último ano, uma missão que o deixa "orgulhoso" e que gostaria de repetir para continuar ocupado a ver passar o tempo que ainda lhe falta para sair em liberdade (quase três anos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório