Grande aparato no CascaisShopping? Sim, mas foi um simulacro

Operação teve como objetivo testar o Sistema Municipal de Proteção Civil, o Plano de Emergência Interno do centro comercial e ainda o Plano e Catástrofe Externa do Hospital de Cascais.

Simulacro no CascaisShopping junta mais de um centena de operacionais

© Facebook / Câmara Municipal de Cascais

Natacha Nunes Costa
01/03/2019 09:47 ‧ 01/03/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Cascais

O CascaisShopping tem sido, durante esta semana, alvo de simulacros para testar as medidas de emergência implementadas. Na manhã de quinta-feira, a operação contou com mais de uma centena de operacionais dos bombeiros e autoridades que testaram o Sistema Municipal de Proteção Civil, o Plano de Emergência Interno do centro comercial e ainda o Plano e Catástrofe Externa do Hospital de Cascais.

O ‘guião’ da operação incluía a queda de diversas estruturas no interior do Cascaisshopping devido à chuva e vento, um incêndio e até atropelamentos. Os 25 feridos, interpretados por voluntários, tinham entre 5 e 65 anos e 11 deles estavam em estado grave.

O objetivo era seguir todos os passos, tal como se fosse uma tragédia real. As vítimas foram resgatadas, assistidas e passaram pela triagem no posto montado para o efeito e, posteriormente, encaminhadas para o Hospital de Cascais.

Entre os operacionais que participaram na operação estavam elementos dos bombeiros de cinco corporações do concelho de Cascais, GNR, Polícia Municipal, Hospital de Cascais e Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas