Meteorologia

  • 02 ABRIL 2020
Tempo
16º
MIN 7º MÁX 19º

Edição

Grande aparato no CascaisShopping? Sim, mas foi um simulacro

Operação teve como objetivo testar o Sistema Municipal de Proteção Civil, o Plano de Emergência Interno do centro comercial e ainda o Plano e Catástrofe Externa do Hospital de Cascais.

Grande aparato no CascaisShopping? Sim, mas foi um simulacro

O CascaisShopping tem sido, durante esta semana, alvo de simulacros para testar as medidas de emergência implementadas. Na manhã de quinta-feira, a operação contou com mais de uma centena de operacionais dos bombeiros e autoridades que testaram o Sistema Municipal de Proteção Civil, o Plano de Emergência Interno do centro comercial e ainda o Plano e Catástrofe Externa do Hospital de Cascais.

O ‘guião’ da operação incluía a queda de diversas estruturas no interior do Cascaisshopping devido à chuva e vento, um incêndio e até atropelamentos. Os 25 feridos, interpretados por voluntários, tinham entre 5 e 65 anos e 11 deles estavam em estado grave.

O objetivo era seguir todos os passos, tal como se fosse uma tragédia real. As vítimas foram resgatadas, assistidas e passaram pela triagem no posto montado para o efeito e, posteriormente, encaminhadas para o Hospital de Cascais.

Entre os operacionais que participaram na operação estavam elementos dos bombeiros de cinco corporações do concelho de Cascais, GNR, Polícia Municipal, Hospital de Cascais e Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório