Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tripulação de navios da PDVSA ancorados em Lisboa e Setúbal será retirada

A empresa gestora Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM) anunciou hoje que pretende retirar a tripulação a bordo de dois navios ao serviço da petrolífera estatal venezuelana PDVSA parados há quase dois anos, em Lisboa e Setúbal, respetivamente.

Tripulação de navios da PDVSA ancorados em Lisboa e Setúbal será retirada
Notícias ao Minuto

16:51 - 22/02/19 por Lusa

País Venezuela

Contactado pela agência Lusa, o comandante Coelho Gil da Polícia Marítima de Lisboa indicou que a "tripulação [do navio ancorado no rio Tejo] mantém-se a bordo", acrescentando que no "início da semana foi divulgado que teriam a intenção de abandonar o navio na quinta-feira", mas essa pretensão não chegou a concretizar-se.

"A tripulação que estava ontem [quinta-feira] é a mesma que está hoje", salientou o comandante.

A agência Lusa contactou ainda a Administração do Porto de Lisboa, mas ninguém se manifestou disponível para comentar a situação.

Desde maio de 2017 que o navio petroleiro 'Rio Arauca' está ancorado no porto de Lisboa e uma outra embarcação, 'Parnaso', encontra-se no porto de Setúbal.

Em comunicado, a que a Lusa teve hoje acesso, a BSM explica que, como gestora do navio 'Rio Arauca', operou uma rotação de tripulação, que manteve os níveis de tripulação necessários a bordo para garantir a proteção e a segurança da embarcação durante a presença no rio Tejo, em Lisboa.

"Durante esse tempo, as condições de vida da tripulação não foram afetadas, e receberam novas provisões regularmente", referiu a BSM.

Em agosto de 2018, a corretora de combustíveis Amoil cobrou uma dívida sobre aquele navio à PDV Marina, uma subsidiária da PDVSA.

"Devido à falta de fundos dos proprietários da PDV Marina, a BSM tomou a decisão de retirar a tripulação restante no final desta semana", acrescentou a empresa gestora.

As dificuldades financeiras poderão dever-se à decisão dos Estados Unidos de imporem sanções económicas contra autoridades e empresas estatais venezuelanas, que abrangeram a PDVSA.

A Venezuela retira da indústria petrolífera quase 96% das suas receitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório