Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente agraciou chefe de Estado-Maior da Força Aérea

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou, em cerimónia no Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Teixeira Rolo, que termina o mandato no domingo, foi hoje anunciado.

Presidente agraciou chefe de Estado-Maior da Força Aérea
Notícias ao Minuto

19:53 - 21/02/19 por Lusa

País Marcelo

Segundo o 'site' da Presidência da República, o chefe de Estado, que é também Comandante Supremo das Forças Armadas, distinguiu Manuel Teixeira Rolo com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

O general piloto aviador Manuel Teixeira Rolo nasceu em 29 de outubro de 1959, no concelho de Castelo Branco, refere a Força Aérea no seu sítio na internet.

Entre outras funções, Manuel Teixeira Rolo foi Adido Aeronáutico junto da Embaixada de Portugal em Washington, nos Estados Unidos da América.

Em outubro de 2005 assumiu as funções de chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea e, em outubro de 2007, e por cerca de um ano o Comando da Base Aérea n.º 5, em Monte Real.

Em 2010 foi nomeado Comandante da Zona Aérea dos Açores e, em 07 de fevereiro de 2011, foi convidado a desempenhar as funções de chefe do Gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

De regresso à Força Aérea, foi nomeado 2.º Comandante do Comando Logístico da Força Aérea e, em setembro de 2014, foi nomeado 2.º Comandante do Comando Aéreo, funções que desempenhou em acumulação com as de comandante da Zona Aérea dos Açores.

Promovido a tenente-general em 02 de julho de 2015, assumiu no mesmo mês o cargo de Comandante Aéreo.

Em fevereiro de 2016 tomou posse como chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tendo sido promovido ao posto de general, acrescenta o mesmo 'site'.

Ao longo da sua carreira voou mais de 2.500 horas e frequentou vários cursos nacionais e no estrangeiro, e da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

Manuel Teixeira Rolo vai ser substituído pelo tenente-general Nunes Borrego, cuja proposta de nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros em 31 de janeiro último.

Manuel Nunes Borrego é, desde setembro de 2016, o Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório