Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 400 carros mal estacionados removidos nos últimos 2 anos em Faro

Mais de 400 carros estacionados ilegalmente ou abandonados foram retirados do espaço público nos últimos dois anos, em Faro, ao abrigo de uma operação de reforço da fiscalização promovida pela autarquia, foi hoje divulgado.

Mais de 400 carros mal estacionados removidos nos últimos 2 anos em Faro
Notícias ao Minuto

15:50 - 15/02/19 por Lusa

País Faro

Em comunicado, a Câmara de Faro refere que desde outubro de 2016 e até agora constituiu 458 processos em matéria de estacionamento indevido ou abusivo, tendo sido retirados voluntariamente pelos proprietários, após aviso de remoção, 235 veículos, e removidos pelos serviços municipais 175 veículos, num total de 410.

Contudo, estas ações têm sido limitadas pelo facto de alguns destes carros em situação irregular na via pública se encontrarem apreendidos pelos órgãos de polícia criminal ou com penhora ou hipoteca, "o que vem prejudicando uma atuação mais célere" da Câmara.

O presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, citado na nota, apela aos munícipes que detenham viaturas abandonadas ou ilegalmente estacionadas no espaço público do concelho para que regularizem a situação ou que procedam ao seu abate, "sem mais prejuízo para a autarquia e para a comunidade".

A autarquia justifica a medida com a necessidade de aumentar a qualidade de vida da população, uma vez que a ocupação indevida da via pública "agrava a sensação de falta de lugares disponíveis para estacionamento, com consequências ainda ao nível da segurança pública, salubridade e arranjo estético dos espaços".

Para identificar de maneira mais célere os proprietários dos carros estacionados indevidamente ou abandonados, a Câmara de Faro celebrou um protocolo com o Instituto dos Registos e do Notariado.

Compete às câmaras municipais, à GNR e PSP, entidades competentes para a fiscalização, proceder, nas vias públicas sob sua jurisdição, à remoção e depósito de veículos que se encontrem nesta situação, nos termos do Código da Estrada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório