Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Igreja portuguesa recebeu uma dezena de denúncias de abusos sexuais

"Mais de metade pararam, porque a investigação prévia concluiu que não havia fundamento”, afirmou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

Igreja portuguesa recebeu uma dezena de denúncias de abusos sexuais

O padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) revelou, esta terça-feira, no final da reunião do Conselho Permanente, que os tribunais eclesiásticos investigaram “cerca de uma dezena” de denúncias de abusos sexuais de menores em Portugal, desde 2001.

“Foi feito um levantamento dentro da realidade e há uma dezena de casos que foram investigados nos tribunais eclesiásticos, mas desses casos, mais de metade pararam, porque a investigação prévia concluiu que não havia fundamento”, afirmou o pároco.

Contudo, o porta-voz da CEP considera que “nem que seja um caso só, já é grave, é gravíssimo”.

Já sobre as suspeitas de novos casos, revelados nos últimos dias por alguns meios de comunicação social nacionais, o padre Manuel Barbosa diz que “se há mais casos, se há mais denúncias, é preciso apresentá-las a quem de direito” e realça que “quem quiser pode ser escutado” pelos bispos.

Segundo a Agência Ecclesia, os bispos católicos portugueses estão a preparar a participação numa cimeira sobre abusos sexuais, convocada pelo Papa Francisco. A reunião vai acontecer entre o dia 21 e 24 de fevereiro, no Vaticano. Portugal será representado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório