Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Trofa cria plataforma digital de combate ao insucesso escolar

A Câmara da Trofa desenvolveu uma plataforma digital que visa combater o insucesso escolar que abrange 1.800 alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

Trofa cria plataforma digital de combate ao insucesso escolar
Notícias ao Minuto

19:21 - 12/02/19 por Lusa

País Trofa

Denominada Trofa+, o projeto resultou de uma parceria entre a Câmara da Trofa, os agrupamentos de Escolas da Trofa e do Coronado e Castro e a Federação das Associações de Pais local e pretende ser "um espaço de aprendizagem, de colaboração e partilha", refere o comunicado da autarquia do distrito do Porto.

Como metas, o projeta apresenta a diminuição do insucesso e do abandono escolar, especificando o executivo que "a Trofa está abaixo da média nacional" nesses parâmetros.

"Ajudar as crianças a melhorar a sua prestação escolar, potenciar a participação dos alunos e das famílias na comunidade local, melhorar os conhecimentos culturais, sociais e políticos da comunidade e criar um ambiente inovador, adaptativo ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem" são também objetivos elencados pela autarquia.

A câmara sustenta que a "plataforma é um espaço online e seguro" e acessível a "toda a comunidade educativa", estando já a decorrer as "formações aos educadores e professores".

Paralelamente, a câmara está a desenvolver a medida "Parentalidade Positiva" que pretende "ajudar os pais nas tarefas diárias dos filhos, no âmbito da educação, de forma a que melhorem o seu desempenho nas salas de aulas".

Esta medida "consiste em dois tipos de intervenções, individualizada e em grupo, destinada não apenas aos alunos, bem como à própria família", lê-se no comunicado da câmara.

"No caso da intervenção individualizada, os alunos passam a ter acompanhamento de psicologia e a família o acompanhamento de uma educadora social", enquanto na "intervenção em grupo os alunos do 1.º ciclo do ensino básico passam a ter, mensalmente, aulas de cidadania e as famílias têm, também mensalmente, sessões temáticas com os pais", refere a nota de imprensa.

Ambos os projetos integram uma candidatura Projeto +Trofa: Espaço de Aprendizagem, Colaboração, Partilha e Envolvimento da Família, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Área Metropolitana do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório