Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aliança promove recolha de bens alimentares para ajudar associação

Leite, conservas, massas, bolachas ou azeite são alguns dos bens alimentares não perecíveis que participantes do Congresso Nacional do partido Aliança levaram hoje para Évora, para doar a uma associação de solidariedade social da cidade.

Aliança promove recolha de bens alimentares para ajudar associação
Notícias ao Minuto

14:29 - 09/02/19 por Lusa

País Évora

Os artigos, que somam "algumas dezenas de quilos", segundo estimou à agência Lusa fonte do partido, foram oferecidos por delegados, observadores e convidados do congresso do partido liderado por Pedro Santana Lopes e vão ser oferecidos à Pão e Paz -- Associação de Solidariedade Social de Évora.

João Saramago, da comissão instaladora distrital de Lisboa do Aliança, foi o mentor da ideia da recolha de bens alimentares não perecíveis e de 1.ª necessidade, com o objetivo de deixar em Évora, cidade que acolhe o congresso, entre hoje e domingo, "a pegada solidária" do partido.

"Sendo um partido que assenta na solidariedade, achámos [na comissão instaladora de Lisboa] que seria interessante apoiar uma causa e uma instituição local", afirmou à agência Lusa o militante do Aliança.

O desafio foi lançado, no seio do partido, contou, e a associação Pão e Paz foi a escolhida: "Gostámos do projeto que desenvolve de apoio aos mais desfavorecidos".

Na Arena d'Évora, num espaço adjacente à sala onde se processa a acreditação dos participantes no congresso, "repousam" os sacos com os bens alimentares oferecidos.

A Lusa observou sacos com embalagens de leite, de papas e de cereais, conservas de atum, salsichas, bolachas, pacotes de sal e de açúcar, entre outros.

O militante Miguel Barreiros, delegado de Lisboa Oeiras e membro da comissão instaladora distrital de Lisboa, foi um dos que optou por não chegar a Évora de "mãos a abanar".

"Trouxe leite, conservas e outros bens alimentares de primeira necessidade", relatou à Lusa, considerando importante esta iniciativa por ir ao encontro "dos valores de base" do partido, como "a responsabilidade social, a solidariedade e a proximidade". Esta pode mesmo vir a ser uma ideia a repetir noutros eventos da Aliança, segundo João Saramago: "A intenção é que seja a marca do partido. Onde formos, podermos colaborar sempre com entidades locais".

A associação Pão e Paz é uma instituição particular de solidariedade social que serve refeições aos mais carenciados da cidade, na instituição ou na sua própria casa, caso não se possam deslocar, possibilita a higiene pessoal e o tratamento de roupas e a dormida temporária de pessoas sem-abrigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório