Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Já há eco do imbróglio entre Governo e enfermeiros lá fora

O recurso à requisição civil é visto nos meios internacionais como uma medida rara. Também são destacadas as diversas greves e manifestações em ano de eleições.

Já há eco do imbróglio entre Governo e enfermeiros lá fora
Notícias ao Minuto

20:22 - 08/02/19 por Notícias Ao Minuto

País Greve

A disputa entre o Governo e os enfermeiros já é notícia além-fronteiras. Vários meios internacionais debruçaram-se sobre o recurso à requisição civil por parte do Governo de António Costa para forçar os enfermeiros a voltarem ao trabalho.

Uma notícia da Associated Press, publicada por meios como o The New York Times e o Washington Post, refere que o Governo português está a recorrer a uma medida “raramente utilizada”. Realçam as centenas de cirurgias adiadas devido à greve dos enfermeiros, números que foram divulgados pelos hospitais.

A AP salienta as reivindicações dos enfermeiros por “salários melhores, menos horas de trabalho e uma idade de reforma mais baixa”.

A terminar, lembra que este início de ano está a ser marcado por diversas greves e que em outubro há eleições legislativas.

A AFP dá conta de “um endurecimento no braço de ferro entre enfermeiros e Governo” e dá ênfase às palavras do primeiro-ministro António Costa que se referiu à greve como “selvagem” e “ilegal”. A agência falou com alguns dos enfermeiros em protesto que numa “sobrecarga” de trabalho.

Esta situação também não passou ao lado da imprensa do país vizinho. O El País realça que o Governo “acabou com a greve dos enfermeiros através de um decreto-lei”. A notícia do jornal espanhol salienta que “o tempo deteriorou” a relação entre o Ministério da Saúde e os enfermeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório