Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Manuel Guiomar não fica na prisão de Évora porque não é 'especial'

Ex-funcionário da Refer condenado no âmbito do processo Face Oculta vai manter-se em liberdade até ser decidido em que estabelecimento prisional vai cumprir a pena a que foi condenado.

Manuel Guiomar não fica na prisão de Évora porque não é 'especial'
Notícias ao Minuto

19:11 - 15/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Face Oculta

Manuel Guiomar apresentou-se, esta terça-feira, no Estabelecimento Prisional de Évora para cumprir a pena de seis anos e meio de prisão a que foi condenado num julgamento que envolve nomes sonantes como Armando Vara – também ele condenado.

No entanto, a sua entrada na cadeia foi negada por, avançou a TVI24 ao início da tarde, não existirem vagas para novos reclusos.

Questionada pelo Notícias ao Minuto, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais negou tal informação, garantindo que a cadeia de Évora “tem capacidade para 35 reclusos e ao dia de hoje, 15 de janeiro de 2019, tem 41 reclusos afetos, sendo que esta situação não é impeditiva de poder receber os reclusos para os quais está destinado”.

Face a este esclarecimento, o Notícias ao Minuto entrou em contacto com Poliana Pinto Ribeiro, a advogada de Manuel Guiomar, que explicou que a recusa em receber o seu cliente se prendeu com a tipologia de reclusos a que a prisão de Évora se destina - detidos e reclusos que exercem ou exerceram funções em forças ou serviços de segurança, bem como detidos e reclusos carecidos de especial proteção.

Ora, Poliana explicou que o seu cliente optou pela cadeia alentejana porque “tem família em Évora”, uma justificação que não preenche os requisitos para poder dar entrada naquele estabelecimento prisional.

Assim, Manuel Guiomar continuará em liberdade à espera de poder dar entrada na prisão que, de acordo com a advogada, “tudo aponta será a de Castelo Branco”, mas, advertiu, não há ainda confirmação de que assim venha a ser.

Certo é que, “no máximo até sexta-feira, Manuel Guiomar ingressará num estabelecimento prisional” para cumprir a pena de seis anos e meio a que foi condenado no processo Face Oculta por um crime de corrupção e quatro de burla.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório